Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFFH
Type: Monografias de Especialização
Title: Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura
Authors: Isabela Cristina Moraes Campos
First Advisor: Anadias Trajano Camargos
First Referee: Anezia Moreira Faria Madeira
Abstract: O objetivo do estudo foi levantar, nas publicações científicas nacionais compreendidas no período entre 2001 e 2011, quais as dificuldades e os desafios da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem apontados pelos autores. Foi adotada a metodologia de revisão integrativa da literatura. A busca sistemática dos estudos foi realizada entre outubro e dezembro de 2011, nas bases de dados LILACS, SciELO, IBICT e USP, através do cruzamento dos descritores enfermagem, educação profissional, educação, técnico em enfermagem e educação profissionalizante. Após a análise das publicações, segundo os critérios de inclusão determinados, foram elegíveis 18 pesquisas. As variáveis de interesse desta pesquisa foram os dados da publicação, as características dos autores, o local e a metodologia do estudo. Os resultados foram apresentados através da estatística descritiva e em tabelas e quadros sinópticos. Observou-se a escassez de pesquisas sobre a temática nos últimos 10 anos (média de 1,8 estudos por ano) e uma concentração das produções no sudeste do país, especialmente no estado de São Paulo. Os resultados dos estudos trouxeram importantes subsídios para a reflexão acerca da educação profissionalizante em enfermagem, na medida em que apontaram dificuldades vivenciadas nos cotidianos das escolas e os desafios para a sua melhoria.
Abstract: The study objective was to raise, in scientific publications included in the period between 2001 and 2011, what difficulties and challenges in the technical professional education average nursing indicated by the authors. The methodology adopted was the integrative literature review. A systematic search of studies was conducted between October and December 2011, in the databases LILACS, SciELO, IBICT and USP, through the intersection of the descriptors "nursing", "professional education", "education", technical nursing" and "professional education". After reviewing the publications according to specific inclusion criteria, 18 studies were eligible. The variables of interest of this research were published data, the characteristics of authors, place and methodology of the study. The results were presented using descriptive statistics, tables and summary tables. There was a dearth of research on the topic over the last 10 years (mean 1.8 studies per year) and a concentration of production in the Southeast, especially in São Paulo. The results of the studies provided important subsidies for reflection on professional education in nursing, as it showed the difficulties experienced in everyday school and the challenges for improvement.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFFH
Issue Date: 25-Feb-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_cefpepe__isabella_cristina_moraes_campos__1_.pdf553.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.