Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUGJN
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Perfil do discente/enfermeiro do curso de especialização de formação pedagógica em educação profissional na área da saúde: enfermagem do pólo Uberaba, MG
Autor(es): Walace Alan Araujo
primer Tutor: Raissa Silva Souza
primer miembro del tribunal : Valda da Penha Caldeira
Resumen: Introdução: O Curso de Especialização de Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem (CEFPEPE) é constituído por momentos à distância onde o aluno utiliza a plataforma virtual para realizar as atividades. Nos momentos presenciais, os discentes têm a oportunidade de estabelecer relações dialógicas com seus pares e, desta forma refletir criticamente sobre seu fazer e seu papel como educador nos diversos contextos de saúde. Objetivo: investigar o perfil de alunos matriculados no CEFPEPE, modalidade educação à distância do pólo Uberaba. Metodologia: trata-se de um estudo com delineamento descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Resultados: Dos 17 discentes que compuseram a amostra a maioria (N=14; 82%) era do sexo feminino, na faixa etária de 20 a 30 anos (N=12; 70%). Havia predomínio dos que se denominavam solteiros ou casados (N= 14; 82%); dos que referiram possuir filhos, a maioria (N= 2; 29%) encontrava-se na faixa de 1 a 3 filhos. A maioria (N=10; 59%) referiu residir em imóvel próprio tendo a totalidade de amostra mencionado possuir recursos na residência tais como telefone celular, computador e televisão. A renda familiar da maioria da amostra (N=11; 65%) foi acima de seis salários mínimos. Com relação à opinião dos discentes sobre o curso CEFPEPE, a maioria (N=16; 94,4%) considerou o curso muito aproveitável sendo o cansaço físico o fator que mais atrapalhou a maioria dos alunos (N=11; 67%) durante o curso em sua opinião. As expectativas dos alunos ao final do curso são diversas, entretanto dizem respeito à possibilidade de atuação como docente. Para tanto, os alunos relatam terem adquirido no curso as ferramentas necessárias. Conclusão: Os dados analisados permitiram conhecer o perfil dos discentes/enfermeiros do CEFPEPE pólo Uberaba.
Abstract: Introduction: Specialization Course in Vocational Educational Training in Healthcare: Nursing (CEFPEPE) consists of moments in the distance where the student uses the virtual platform to perform the activities. In the face moments, the students have the opportunity to establish dialogic relations with their peers and thus reflect critically on their make and their role as educators in various health settings. Objective: To investigate the profile of students enrolled in CEFPEPE, distance education mode pole Uberaba. Methodology: this is a design study with descriptive cross-sectional quantitative approach. Results: Of the 17 students who made up most of the sample (N = 14, 82%) were female, aged 20 to 30 years (N = 12, 70%). There was a predominance of those who called themselves married or single (N = 7, 41%) for both, those who reported having children, the majority (N = 2, 29%) were in the range 1 to 3 children. The majority (N = 10, 59%) reported living in their own homes with the entire sample mentioned the residence has resources such as mobile phone, computer and television. The family income of most of the sample (N = 11, 65%) was higher than six minimum wages. With respect to the opinions of students on the course CEFPEPE, the majority (N = 16, 94.4%) considered the course 'very usable' and the 'physical fatigue' the factor that prevented the majority of students (N = 11; 67%) during the course of his opinion. The expectations of students at the end of the course are different, however concern the possibility of acting as a teacher. To this end, students report having acquired the necessary tools in the course. Conclusion: The analyzed data allowed to identify the characteristics of students / nurses CEFPEPE pole Uberaba.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUGJN
Fecha del documento: 11-dic-2011
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_w_lace_alan_araujo_cefpep.pdf857.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.