Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUH96
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem na educaçâo profissional de enfermagem
Autor(es): Claudia Chaves Vieira
Primeiro Orientador: Mercia Heloisa Ferreira Cunha
Primeiro membro da banca : Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
Resumo: O papel do professor é desenvolver a ação e a prática pedagógica em sala de aula, através da discussão do processo de aprendizagem, da relação professor-aluno, da reorganização de conteúdos e metodologias, revisão constante dos processos de avaliação, optando por aqueles que se caracterizem pelo incentivo e motivação para a aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi identificar no âmbito da literatura cientifica nacional, os aspectos relevantes da relação professor-aluno no ensino profissionalizante de enfermagem. Neste estudo foi utilizada como metodologia a revisão integrativa de literatura, buscando responder a seguinte questão norteadora: qual o conhecimento produzido acerca da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizado na enfermagem profissionalizante? Os aspectos relevantes na relação professor aluno no ensino profissionalizante de enfermagem apontados nos trabalhos foram: o processo de ensino e aprendizagem é facilitado pelo professor que estimula o processo crítico e reflexivo; que utiliza a metodologia problematizadora; pelo professor que aponta caminhos e que seja capaz de estabelecer vínculo afetivo com os seus alunos. As práticas supervisionadas são consideradas integrantes do processo de aprendizagem no ensino profissionalizante da enfermagem, destacando ainda as interações entre alunos, colegas e a promoção de momentos de reflexão sobre a ação e a importância do saber associado às atitudes comportamentais e habilidades práticas.
Abstract: The paper of the professor is to develop the practical action and the pedagogical one in classroom, through the quarrel of the learning process, of the relation professor-pupil, the reorganization of contents and methodologies, constant revision of the evaluation processes, opting to those that if characterize for the incentive and motivation for the learning. The objective of this work was to identify in the scope of national scientific literature, the excellent aspects of the relation professor-pupil in the professionalizing education of nursing. In this study the integrativa revision of literature was used as methodology, searching to answer the following norteadora question: which the knowledge produced concerning the relation professor-pupil in the education process learning in the professionalizing nursing The excellent aspects in the relation professor pupil in pointed the professionalizing education of nursing in the works had been: the process of education and learning is facilitated by the professor who stimulates the critical and reflective process; that it uses the problematizadora methodology; for the professor who points ways and that it is capable to establish affective bond with its pupils. The practical ones supervised are considered integrant of the process of learning in the professionalizing education of the nursing, having detached still the interactions between pupils, colleagues and the promotion of moments of reflection on the action and the importance of knowing associated to the mannering attitudes and practical abilities.
Assunto: Educação Continuada em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUH96
Data do documento: 3-Fev-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc___claudia_chaves_vieira.pdf418.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.