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Type: Monografias de Especialização
Title: Perfil de alunos de um curso técnico de enfermagem do município de Alfenas - MG
Authors: Elizete de Souza
First Advisor: Dacle Vilma Carvalho
First Referee: Lindalva Carvalho Armond
Abstract: Nas últimas décadas tem-se observado um crescente aumento das Escolas Técnicas de Enfermagem no país e o interesse cada vez maior pelo curso de Técnico de Enfermagem. Assim, este estudo buscou identificar o perfil do aluno que está cursando o Curso Técnico de Enfermagem, os motivos que o levaram a escolher a profissão, e quais eram as expectativas e perspectivas profissionais e de inserção no mercado de trabalho. Atualmente há uma crescente necessidade de profissionais qualificados no âmbito da saúde, e em especial da enfermagem de todos os níveis haja vista a grande procura por estes profissionais tanto na rede pública quanto privada. Para atender a demanda do mercado e as dificuldades de acesso às escolas, o Curso Técnico em Enfermagem está sendo oferecido em duas modalidades, ou seja, presencial ou à distância. Assim, no que tange a formação de técnico de enfermagem e a educação continuada desses profissionais deve ser vista como prioridade, visto que o ambiente globalizado caracteriza-se por possuir um grau de modificação muito rápido, uma forte concorrência entre as instituições e a violenta competição no mercado de trabalho. O presente estudo teve como objetivo Traçar o perfil demográfico e socioeconômico de alunos de um curso técnico de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados pela autora utilizando um instrumento, contendo questões semiestruturadas. Fizeram parte da amostra 97 estudantes que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados apontam que os estudantes do Curso Técnico de enfermagem são predominantemente do sexo feminino. A idade variou de 17 a 57 anos sendo que a maioria está na faixa de 17 a 31 anos, é solteira, tem renda familiar de 2 ou mais salários mínimos e escolheram a profissão por razões financeiras. A maioria também avalia o curso como muito bom e excelente e consideram que a profissão ainda tem muito a conquistar. Os resultados deste estudo oferece subsídios para reflexão de coordenadores e professores do curso em relação ao perfil dos alunos e consequentemente para tomada de decisões.
Abstract: In recent decades there has been an increasing number of Colleges of Nursing in the country and the growing interest in the course of Practical Nursing. Thus, this study sought to identify the profile of the student who is enrolled in Practical Nursing Course, the reasons which led him to choose this profession, and what were the expectations and job prospects and insertion in the labor market. Currently there is a growing need for qualified professionals in the health field, especially nursing at all levels in view of the high demand for these professionals in both public and private. To meet market demand and the difficulties of access to schools, Technical Course in Nursing is offered in two modes, ie, in person or remotely. Thus, regarding the training of nursing technicians and continuing education of these professionals should be seen as a priority, since the global environment is characterized by having a degree of modification very fast, strong competition between institutions and the violent market competition work. The present study aimed to "trace the demographic and socioeconomic profile of students of a nursing technical course." This is a descriptive study with quantitative approach. Data were collected by the author using an instrument containing semi-structured questions. The sample included 97 students who signed the consent form. The results indicate that the students of technical nursing are predominantly female. The age ranged from 17 to 57 years and most are between 17-31 years old, single, have a family income of two or more minimum wages and chose the profession for financial reasons. Most also evaluates the course as very good or excellent, and consider that the profession still has much to gain. The results of this study offers support for reflection of the course coordinators and teachers regarding the students' profile and consequently for decision making
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUHK6
Issue Date: 2-Mar-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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