Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUHNY
Type: Monografias de Especialização
Title: Percepção dos acadêmicos de enfermagem frente ao processo ensino aprendizagem da educação em saúde
Authors: Francimara de Souza Morais
First Advisor: Katia Ferreira Costa Campos
First Referee: Selme Silqueira de Matos
Abstract: A educação, atualmente, propicia novos rumos e olhares. É entendida como processo social, popular, amplo e complexo. E a educação em saúde também vem seguir esta nova visão, de transformação social. Como item integrante da promoção da saúde, a educação em saúde é considerada importante ação relacionada às condições de vida e saúde de dada população. Deve ser realizada de forma emancipadora e transformadora abrangendo todos os sujeitos do processo. Este trabalho é uma revisão integrativa sobre a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre a educação em saúde. Utilizou-se para a busca os descritores educação em saúde, enfermagem, estudantes e percepção, combinados entre si nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO. Os critérios de inclusão foram definidos como publicações científicas do período de 2004 a 2011 disponíveis na íntegra nas três bases de dados; no idioma português, espanhol e inglês, que abordam a percepção dos alunos do curso de graduação em enfermagem sobre educação em saúde. Percebe-se que a maioria dos alunos de enfermagem ainda associa a educação em saúde como processo tradicional, de orientação da população, podendo não atingir seus objetivos. Enquanto alguns acadêmicos relacionam a educação em saúde em sua totalidade, de forma moderna e reflexiva. Portanto, é essencial a reformulação dos currículos de formação profissional, modificações do processo ensino-aprendizado dos alunos, capacitação de docentes, além de envolver serviçocomunidade- profissionais no processo a fim de qualificar a educação dos futuros enfermeiros tornando-os sujeitos educadores sociais e reflexivos de suas ações.
Abstract: Nowadays, education provides new directions and perspectives. It is understood as a social, popular, broad and complex process. And health education has also been following this new vision of social transformation. As an item of health promotion, health education is considered an important action concerning the living conditions and health of a given population. It should be performed in an independent and transformative way, including all subjects of the process. This work is an integrative review on the perception of nursing students about health education. It was used for the search, the descriptors health education, nursing students and perception, combined with each other in the databases LILACS, MEDLINE and SCIELO. The criteria for inclusion were defined as scientific publications from 2004 to 2011, available in full in three databases, in Portuguese, Spanish and English and to address the students' perceptions from the graduate course of nursing about education on health. It is noticed that most of the nursing students still consider health education as a traditional process, of guidance of the population, and it may reach its goals. Meanwhile some scholars refer to health education as a whole, in a modern and reflexive way. Therefore, it is essential the changing in the curricula of professional education, modification of the process teaching-learning of students, teachers trainings, besides involving in the process servicecommunity- professionals so as to qualify the education of the future nurses, making them social educators and reflexive of their actions.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUHNY
Issue Date: 9-Mar-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_francimara_final.pdf108.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.