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Type: Monografias de Especialização
Title: Potencialidades e limitações na formação de profissionais de saúde para o SUS
Authors: Helena Ferreira Henriques
First Advisor: Katia Ferreira Costa Campos
First Referee: Flavia Falci Ercole
Abstract: INTRODUÇÃO: Este estudo parte do pressuposto de que os recursos humanos da área da saúde devam ser formados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Este sistema de saúde passa por grande processo de expansão, no entanto, depara-se com um nó crítico presente no processo de descentralização dos serviços que é o do perfil dos recursos humanos insuficientemente preparados, pelas instituições de ensino superior, para atuarem na perspectiva do SUS e na conversão do modelo assistencial de saúde. OBJETIVO: identificar os obstáculos e fatores que favoreceram a formação de profissionais de saúde para atuação no Sistema Único de Saúde. METODOLOGIA: foi adotada a revisão integrativa e sua aplicação serviu para a exploração do conteúdo dos textos encontrados nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO, publicados na íntegra, em português no período de 2000 a novembro de 2011. RESULTADOS: dos 1224 trabalhos encontrados apenas 06 se enquadraram na revisão integrativa e seus resultados foram classificados em quatro grandes grupos: 1) o papel do docente; 2) os cenários de prática; 3) o projeto político pedagógico; 4) os programas e incentivos dos Ministérios da Saúde e Educação. CONCLUSÃO: É fundamental que se estabeleça na sociedade o lugar social ocupado pelas universidades para estabelecimento de ações de co-responsabilização para a construção do SUS. Considera-se também primordial para funcionamento da parceria ensino-serviço o financiamento para formação permanente de recursos humanos e cumprimento dos deveres do Estado em âmbito nacional, estadual e municipal. Esta revisão integrativa é oportuna para suscitar nos pesquisadores, gestores de saúde, coordenadores e docentes a necessidade de se investigar os efeitos das mudanças curriculares dos cursos de graduação em saúde, bem como despertar interesse nas instituições de ensino superior que ainda não reformularam os currículos para a adesão aos programas e projetos apresentados como exitosos na formação para o SUS apresentados nos trabalhos selecionados.
Abstract: INTRODUCTION: This study assumes that human resources in the health field should be trained to act in the Sistema Único de Saúde (SUS). This health system is undergoing significant expansion, however, it faces a critical stalemate in the process of decentralization of services - that is - the profile of a personnel which is insufficiently prepared for higher education institutions, to act in view of SUS and the conversion of the health care model. OBJECTIVE: To identify the obstacles and factors that have favored the formation of health professionals to act in SUS. METHODOLOGY: an integrative review was adopted and its application served for the exploitation of the contents of the texts found in the databases LILACS, MEDLINE and SCIELO, published in full in Portuguese from 2000 to November 2011. RESULTS: Of 1224 studies found only 06 fit in the integrative review and its results were classified into four groups: 1) the role of the teacher, 2) the practice scenarios, 3) the political pedagogical project, 4) Ministries of Health and Education programs and incentives. CONCLUSION: It is mandatory to establish the social position universities occupy in society to establish actions of co-responsibility for the construction of SUS. Funding is also considered essential for a teaching-serivce partnership, thus allowing continuous training of human resources and compliance with the duties of the State in the federal, state and municipal levels. This integrative review is timely to raise the researchers, health managers, coordinators and teachers need to investigate the effects of changing the undergraduate health sciences curriculum, and awaken interest in higher education institutions that have not reformed the curriculum to adhere to the programs and projects presented as successful in training for the SUS in selected works.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUHW7
Issue Date: 10-Mar-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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