Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEC3
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Enfermeiro na docência e as práticas pedagógicas no ensino técnico |
Autor(es): | Aline Franciele de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Lenice de Castro M Villela |
Primeiro membro da banca : | Paula Goncalves Bicalho |
Resumo: | O processo educacional sempre foi alvo de inúmeras discussões e questionamentos principalmente no que se referem à enfermagem. A trajetória das práticas pedagógicas dominantes no século passado revelava o predomínio de uma pedagogia tradicional caracterizada pelo autoritarismo, e pela transmissão do conhecimento sem reflexão crítica. O objetivo do estudo foi identificar e descrever, a partir de uma metodologia integrativa, as práticas pedagógicas utilizadas para a formação de alunos do Curso Técnico em Enfermagem. Após reunir todos os artigos pesquisados e fazer uma análise crítica constatou-se que, em sua maioria, foram a favor de uma prática pedagógica problematizadora, mas não isoladamente e sim associada a outros saberes. Conclui-se que não há uma pedagogia específica a ser utilizada na educação dos alunos de um curso técnico em enfermagem, mas sim uma coesão de saberes baseados na reflexão crítica e na troca de conhecimentos entre professor e aluno e entre os próprios alunos. |
Abstract: | The educational process has always been the subject of several discussions and questions mainly related to nursing. The trajectory of dominant pedagogical practices in the last century showed the predominance of a traditional pedagogy characterized by authoritarianism and transmission of knowledge without critical reflection. The aim of this study was to identify and describe, from an integrative methodology, the pedagogical practices used for training students in Technical Course of Nursing. After gathering all articles researched and making a critical analysis, it was noticed that the majority was in favor of a problematizing pedagogical practice, not separetely but associated with other acquirements. We conclude that there is not a specific pedagogy to be used in students education in a nursing technical course, but there is a knowledge cohesion based on critical reflection and knowledge exchange between teacher and student and among the students. |
Assunto: | Educação em enfermagem Capacitação profissional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEC3 |
Data do documento: | 10-Mar-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_capa_dura_pdf.pdf | 93.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.