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Type: Monografias de Especialização
Title: O processo ensino aprendizagem sobre primeiro socorros nos centros de educação infantil do Brasil
Authors: Anderson Nunes Barbosa
First Advisor: Flavia Falci Ercole
First Referee: Selme Silqueira de Matos
Abstract: Este é um estudo de revisão integrativa com o objetivo de realizar o levantamento das produções científicas sobre a importância do ensino aprendizagem sobre primeiro socorros para os educadores dos Centros de Educação Infantil do Brasil ressaltando o trabalho como estratégia de educação para saúde. A busca pelas publicações foi realizada no período 1996 a 2011, nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF, MEDLINE, Scielo, PUBMED e Base de Teses e Dissertações da USP. A amostra final foi composta por cinco artigos científicos, uma dissertação e uma monografia compreendidas entre 2006 e 2010. Percebe se que apesar de existir creches a muitas décadas, a importância e a atribuição para trabalhar com crianças era apenas relacionada com saber lidar com crianças e que pouco em pesquisas agrega valores interdisciplinares entre a educação e saúde. Quanto a quantidade de profissionais por aluno com grau superior de ensino 14,28% satisfatório, 28,60% insatisfatório e 42,87% não mencionam quanto a dimensionamento de educadores com ensino superior. Dentre os objetivos dos artigos selecionados 28,60% objetivavam fornecer subsidio para profissionais da saúde, educação e autoridades cabíveis sobre a importância do tema. 28,60% objetivavam se em analisar a resposta frente o trauma na infância nestes centros de educação infantil. Outros 42, 80% objetivavam identificar o nível de conhecimento frente aos traumas nesta faixa etária em centros de educação infantil. Dos artigos analisados, apenas 14,28% relataram treinamento e capacitação por parte da instituição, outros 85,72% relatavam não haver treinamento em primeiros socorros por parte da instituição e sim que utilizava conhecimentos populares, de experiência profissional ou capacitavam se por meios próprios. Observou se também que em 100% dos artigos selecionados, os funcionários dos Centros de Educação Infantil relatam ter presenciado acidentes e traumas com crianças dos quais necessitavam de atendimento em primeiros socorros e de não terem referencia para avaliação da criança com segurança. Dentre a amostra dos artigos selecionados 42,85% concluem o interesse dos profissionais em capacitação para primeiros socorros, 14,28% concluem a falta de profissionais capacitados da área da saúde nas creches e 42,87% concluem desconhecimento e descumprimento da legislação referente aos direitos das crianças e das exigências estruturais dos CEI´s, uma vez que ainda utilizam vivencias profissionais populares pra atuar em situações de acidentes com crianças. Este trabalho se propõem a identificar a importância do ensino sobre primeiro socorros aos educadores dos Centros de Educação Infantil do Brasil, uma vez que se concluiu que estas crianças permanecem em media nove horas sobre as responsabilidades destes educadores e que eles não estão preparados para lidar com situações de acidentes na infância.
Abstract: This study is an integrative review in order to conduct the survey of the scientific production about the importance of teaching and learning about first aid for the teachers of Early Childhood Education Centers of Brazil highlighting the work as a strategy for health education. The search was performed for publications from 1996 to 2011, the following databases: LILACS, BDENF, MEDLINE, SciELO, PubMed and Base Theses and Dissertations of USP. The final sample consisted of five papers, a dissertation and an essay between 2006 and 2010. Realize that although there is a daycare many decades, the importance and the assignment to work with children was only related to how to deal with children and that adds little value interdisciplinary research between education and health. As the number of professionals per student to higher education degree satisfactory 14.28%, 28.60% and 42.87% unsatisfactory and do not mention the design of educators in higher education. Among the objectives of the selected articles 28.60% aimed to provide subsidies for health care, education and the appropriate authorities about the importance of the topic. 28.60% is aimed at analyzing the response against the childhood trauma in these early childhood education centers. Another 42, 80% attempted to identify the level of knowledge in the face of trauma in this age group in early childhood education centers. Of the articles analyzed, only 14.28% reported training and education by the institution, other 85.72% reported no training in first aid by the institution but which used popular knowledge, professional experience enabled him to or by themselves . Also observed that 100% of the selected articles, officials from the Centers for Early Childhood Education report having witnessed accidents and trauma with children of whom needed assistance in first aid and not having a reference for evaluation of the child safely. Among the sample of selected articles conclude the 42.85% interest in professional training for first aid, 14.28% complete lack of trained health care in nurseries and 42.87% complete ignorance and violation of the legislation concerning children's rights and the structural requirements of CEI's, since it still popular to use experiences professionals act in situations of accidents involving children. This study set out to identify the importance of education on first aid to teachers of early childhood education centers in Brazil, since it was concluded that these children remain on average nine hours on the responsibilities of educators and they are not prepared to deal with situations of childhood accidents.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEGA
Issue Date: 9-Mar-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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