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Type: Monografias de Especialização
Title: Educação sanitária na atenção primária como base estruturante dos sistemas de saúde
Authors: Kesley Maria Linhares Reis
First Advisor: Geralda Fortina dos Santos
First Referee: Paula Cambraia de Mendonca Vianna
Abstract: A educação sanitária é um dos determinantes e condicionantes da saúde, além de ser uma importante ferramenta de valorização do ser humano através do autoconhecimento e de sua harmoniosa integração na sociedade. É também uma ação contínua do profissional de enfermagem que possibilita compartilhar conhecimentos e melhorar a qualidade de saúde da população e pode ser desenvolvida em todas as esferas do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta revisão integrativa teve como objetivo identificar as ações, estratégias e desafios da educação sanitária na atenção primária para a estruturação dos sistemas de saúde, tendo em vista a realidade de superlotação hospitalar, teoricamente mais disponível, em virtude de uma alta demanda de situações não-urgentes ou sensíveis à atenção primária. As principais categorias de ações e estratégias apontadas pelos estudos foram as ações de educação em saúde e cidadania; o desenvolvimento e aplicação de instrumento de avaliação da assistência à saúde e a inserção de novos profissionais da saúde na atenção primária como: Cirurgiõesdentistas, Farmacêuticos, Fisioterapeutas e Psicólogos. Já acerca dos desafios estão relacionados às categorias de desarticulação entre níveis de atenção à saúde; reconhecimento da realidade social; desarticulação entre os profissionais atuantes na atenção primária; formação acadêmica; deficiência das estruturas físicas ou processos administrativos e as práticas educativas verticalizadas. Neste sentido, observa-se a complexidade de ações, estratégias e desafios para a estruturação dos sistemas de saúde, abrangendo diversas áreas do conhecimento, sendo necessário o envolvimento e articulação dos diferentes setores e profissionais de saúde com o intuito de garantir melhorias na qualidade de vida da população.
Abstract: Sanitary education is one of the determinants and conditioners of health, as well as an important tool for valuing human life through self-knowledge and its harmonious integration into society. It is also a continuous action of professional nursing that allows to share knowledge and improve the population's health quality and can be developed in all spheres of the Sistema Único de Saúde - SUS (Unified Health System). This integrative review aimed to identify the actions, strategies and challenges of health education in primary care for the structuring of health systems in view of the reality of the overcrowding in hospitals, which theoretically have higher availablility, due to a high demand of situations that are not urgent or sensitive to primary care. The main categories of actions and strategies outlined in the studies were the actions of education in health and citizenship, the development and application of assessment tool of health care and insertion of new health professionals in primary care: dentists, pharmacists, physiotherapists and psychologists. Regarding the challenges, they are related to to the categories of mismatch between levels of health care, recognition of social reality, disconnection between the professionals working in primary care, academic background, deficiency of physical structures or administrative procedures and verticalized educational practices. In this direction, there is the complexity of actions, strategies and challenges for the structuring of health systems, covering various areas of knowledge, and the involvement and coordination of different sectors and healthcare professionals is required in order to ensure improvements in people's life quality.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVGAE
Issue Date: 11-Feb-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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