Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVGS4
Type: Monografias de Especialização
Title: Tecnologias educacionais: contribuições e desafios na prática educativa em enfermagem
Authors: Belinda Noeme Sousa Rodrigues
First Advisor: Maria Ligia Dias Barbosa
First Referee: Tania Maria Picardi Faria Costa
Abstract: A evolução das Tecnologias Educacionais têm influenciado na construção da prática educativa em enfermagem, modificando o agir e pensar dos professores e alunos, transformando a maneira de aprender e ensinar. Para sobreviver no mundo das tecnologias o ser humano tem que aprender a agir por si mesmo, a pensar e tomar decisões conscientes. A prática educativa tradicional, onde o professor comunicava os fatos e os alunos apenas reproduziam, não mais atendem as necessidades do mundo atual, pois hoje o conhecimento é desenvolvido, adquirido, transmitido e compartilhado. Frente às colocações acima, propôs-se a presente investigação, tendo como objetivo, analisar nas publicações brasileiras sobre Tecnologias Educacionais, quais as contribuições e desafios que o emprego das mesmas trouxe para os professores e alunos de enfermagem na construção da sua prática educativa. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com a população de 30 artigos, e amostra final composta de 14. Para a seleção foi realizada busca na BVS no banco de dados da BDENF. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados em português entre 2005 e 2011, com textos completos, via on-line e gratuitos. Para a análise foi elaborado um formulário constando: título do artigo, título do periódico, ano de publicação, autores, objetivo do trabalho, resultados e conclusão. Os resultados foram apresentados através de quadros, gráficos e tabelas. Foi verificado na construção do trabalho, que o uso das TEs no ensino têm trazido contribuições e vários desafios. Em unanimidade os artigos mostram a importância das TEs e a necessidade da aplicabilidade na enfermagem. Segundo os autores essas permitem que professores e alunos sejam desafiados a criticar, refletir e experienciar seu uso na assistência, no ensino, na administração e na pesquisa, possibilitando a construção de um novo saber, mais democrático, dialógico, consciente e humanizado. A falta de conhecimento em informática e das novas tecnologias, a escassez na oferta dessas ferramentas nas instituições de ensino e comunidades e as práticas educativas tradicionais, são desafios que precisam ser superados.
Abstract: The Evolution of Educational Technology has influenced the construction of educational practice in nursing, modifying the acting and thinking of teachers and students, transforming the way learning and teaching. To survive in the world of technology humans must learn to act for himself, to think and make decisions. The traditional educational practice, where the teacher communicated the facts and reproduced only students, no longer meet the needs of today's world, because today knowledge is developed, acquired, transmitted and shared. Faced with the settings above, we proposed the present investigation, aiming to analyze the Brazilian publications on Educational Technology, which the contributions and challenges that the use of those brought to the teachers and nursing students in building their educational practice. This is an exploratory and descriptive study, with a population of 30 papers and final sample consisted of 14. For the selection was carried out on BVS search the database of BDENF. Inclusion criteria were articles published in Portuguese between 2005 and 2011, with full texts via online and free. For the analysis has been prepared a form stating the following: article title, journal title, year of publication, authors, job objective, results and conclusion. The results were presented using tables, graphs and tables. It was found in the construction work, the use of TEs in teaching and contributions have brought many challenges. In unanimously papers show the importance of TEs and the need for application in nursing. According to these authors allow teachers and students are challenged to criticize, reflect and experience its use in care, teaching, administration and research, allowing the construction of new knowledge, more democratic, dialogical, conscientious and humane. The lack of computer knowledge and new technologies, the shortage in supply of these tools in educational institutions and communities and traditional educational practices, are challenges that must be overcome.
Subject: Educação Continuada em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVGS4
Issue Date: 18-May-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
belinda_final_2.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.