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Type: Monografias de Especialização
Title: Perfil dos alunos do curso de especialização em formação pedagógica em educação profissional na área de saúde: enfermagem polo de Confins
Authors: Patricia Beatriz Pereira de Souza
First Advisor: Mercia Heloisa Ferreira Cunha
First Referee: Eline Lima Borges
Abstract: Este trabalho tem como objetivo identificar a percepção dos alunos do Curso de Especialização em Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem CEFPEPE - Polo Confins, da Universidade Federal de Minas Gerais. A importância do estudo está na identificação do perfil e percepção dos discentes do CEFPEPE- Polo Confins, cujos resultados poderão contribuir para a Análise da Implementação do CEFPEPE, que engloba todos os polos existentes no país, além de oferecer elementos para fundamentar os currículos dos cursos de enfermagem, tanto no nível de graduação, quanto nos currículos da educação profissional em enfermagem. Como estratégia metodológica esta pesquisa adotou m estudo primário, de abordagem quantitativa, descritiva e transversal. A população estudada abrangeu 21 discentes do curso, do qual a pesquisadora participa. Utilizou-se como instrumento de coleta um questionário contendo 17 questões, sendo 12 questões objetivas e 5 descritivas. Os resultados foram submetidos à análise descritiva e as respostas das questões abertas foram categorizadas conforme as semelhanças encontradas. Os dados apurados demonstram que em relação ao gênero há a predominância do sexo feminino, com faixa etária predominante entre 26-30 anos (43%), que 52% eram casadas e 62% não possuíam filhos. Nota-se também que, 38% cursaram o curso profissionalizante de técnico em enfermagem antes de ingressar no ensino superior. Quanto à graduação, 71% concluíram o curso em instituição privada e 67% declararam que possuem outra pós-graduação concluída. Em relação à área de atuação de maior afinidade das entrevistadas, os resultados encontrados foram variados, 38% relataram atuar em outras áreas não citadas e 29% disseram que possuem função atual na docência. Quanto à percepção das entrevistadas sobre o CEFPEPE, 29% percebem que o mesmo fornece preparo para a docência, 24% que o curso induz a uma reflexão sobre as práticas educativas, assim como 95% afirmam que os conhecimentos adquiridos no curso são muito aproveitáveis. No entanto, considera-se que há um vasto campo de atuação para enfermeiros, tanto na docência, quanto na assistência, e que a inserção destes na docência, muitas vezes se dá por motivações diversas, o que torna necessário a revisão dos currículos e a qualificação profissional para atuar nesta área, assim como o conhecimento e competência para poder buscar uma adequação dos currículos escolares de cunho técnico.
Abstract: This work aims to identify the students' perception of the Specialization Course in Teacher Training in Vocational Education in Healthcare: Nursing - CEFPEPE - Polo Confins, Federal University of Minas Gerais. The importance of the study is to identify the profile and perception of students of CEFPEPE Confins Polo, whose results will contribute to the Analysis of Implementation of CEFPEPE, which encompasses all the poles in the country, and provide evidence to support the curricula of schools nurses, both at the undergraduate level, the curricula of professional education in nursing. This research as a methodological strategy adopted m primary study, a quantitative approach, descriptive and transversal. The study population comprised 21 students of the course, which the researcher participates. Was used as a tool to collect a questionnaire containing 17 questions, 12 questions objective and descriptive 5. The results were submitted to descriptive analysis and the responses of the open questions were categorized according to similarities. The findings show that in relation to gender is the predominance of females, mostly between 26-30 years (43%), which 52% were married and 62% had no children. Note also that, 38% attended a vocational course in nursing technician before entering higher education. As for graduation, 71% completed the course in a private institution and 67% stated that they have completed another graduate. Regarding the field of higher affinity of the respondents, the results were mixed, 38% reported work in other areas not mentioned above and 29% said they have current role in teaching. As for the perception of respondents about the CEFPEPE, 29% perceive that it provides preparation for teaching, 24% of the course leads to a reflection on educational practices, as well as 95% say that the knowledge acquired in the course are very usable. However, it is considered that there is a vast field for nurses, both in teaching and in service, and that the inclusion of these in teaching often takes place by different motivations, making it necessary to revise curricula and qualifications professional to act in this area, as well as knowledge and competence in order to seek adequacy of the technical nature of school curriculum.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVGYP
Issue Date: 3-Feb-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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