Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVHFJ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lenice de Castro M Villelapt_BR
dc.contributor.referee1Paula Goncalves Bicalhopt_BR
dc.creatorJuliana Cristina de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T07:49:21Z-
dc.date.available2019-08-14T07:49:21Z-
dc.date.issued2012-03-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVHFJ-
dc.description.abstractIt is a literature review, in which was adopted the methodology of integrative review in order to know whether the Systematization of Nursing Care is taught in Professional Technical Schools of Middle Level. A bibliografy search was performed in databases LILACS and BDENF. Forty three references have been selected by title and abstract, all read in their entirety. Of these, eleven were suited to the theme of the work. Furthermore, it was used a book and nursing laws necessary for the development of the study. It was found that the methodology Systematization of Nursing Care is not part of the curricular matrices of the nursing technician courses and know-how still prevails over any other knowledge. The little these professionals know about the nursing process was passed through training and capabilities in the workplace. It is considered that the curriculum of nursing institutions of intermediate level need to be redesigned and reshaped to contemporary times. Until that happens the loss is shown in the care offered to patients.pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de uma revisão de literatura, em que se adotou a metodologia da revisão integrativa com o objetivo de identificar se a Sistematização da Assistência de Enfermagem vem sendo ensinada nas escolas de formação profissional de nível médio. Realizou-se a busca bibliográfica nas bases de dados LILACS e BDENF. Foram selecionadas 43 referências através do título e resumo, todas lidas na íntegra. Destas, 11 responderam aos objetivos do estudo. Além disso, utilizou-se um livro e legislações de enfermagem necessárias para o desenvolvimento do estudo em questão. Constatou-se que a metodologia Sistematização da Assistência de Enfermagem não faz parte das matrizes curriculares dos cursos de técnicos de enfermagem e que o saber fazer ainda prevalecer sobre qualquer outro saber. O conhecimento adquirido por esses profissionais sobre o processo de enfermagem foi transmitido através de capacitações nos ambientes de trabalho. Considera-se que os currículos das instituições de nível médio em enfermagem precisam ser reformulados e adequados à contemporaneidade, enquanto isso não acontece a perda é evidenciada no cuidado oferecido aos pacientes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEducação profissionalizantept_BR
dc.subjectAuxiliares de enfermagempt_BR
dc.subjectProcessos de enfermagempt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleO ensino da sistematização da assistência de enfermagem nos cursos de formação profissional de nível médiopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_19_julho.pdf362.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.