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Type: Monografias de Especialização
Title: Humanização da assistência e os agentes comunitários de saúde: uma revisão de literatura
Authors: Mariely Teixeira Quirino
First Advisor: Lindalva Carvalho Armond
First Referee: Adriano Marcal Pimenta
Abstract: O atendimento humanizado tem sido uma exigência crescente, em qualquer contexto. Na área da saúde é um imperativo para todos os profissionais que estão envolvidos com o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Humanizar é resgatar a importância dos aspectos emocionais, indissociáveis dos aspectos físicos, na intervenção e do cuidado em saúde e significa respeitar o trabalhador e o usuário enquanto pessoas, enquanto seres humanos. Significa também valorizá-los em razão da dignidade que lhe é intrínseca. O objetivo do estudo foi discorrer sobre aspectos da humanização em serviços de saúde, educação em saúde, com o foco no desenvolvimento das habilidades afetivas do Agente Comunitário de Saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica tipo narrativa, desenvolvida por meio de consultas a artigos publicados em português e indexados nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS (Enfermagem), Base de dados de enfermagem (BDENF); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Coleção Nacional das Fontes de Informação do SUS (Coleciona SUS) e SCIELO. O tema escolhido para a pesquisa deveu-se à experiência da autora em atuar em uma unidade básica de saúde e a sua percepção de que, nem sempre, os agentes comunitários de saúde desenvolvem seu atendimento aos usuários de forma humanizada. Espera-se que este estudo contribua para atuação plena e relevante dos profissionais de saúde na consolidação das políticas públicas de humanização e na sensibilização dos Agentes Comunitários de Saúde, para a dimensão afetiva que contempla a importância das relações humanas na sua atuação junto aos usuários.
Abstract: The humanized care has been a growing require in any context. In the health area is a must for all professionals involved with the service users of the Unified Health System. Humanizing is to rescue the importance of emotional aspects, inseparable from the physical aspects, intervention and health care and means respecting the worker and the user as human beings. It also means valuing them because of the dignity that is inherent. The objective of this study was to address aspects of humanization in health services, health education, focusing on the development of affective skills Agent Community Health This is a bibliographic type narrative, developed through consultation with the articles published in Portuguese and indexed in the databases of the Virtual Health Library, Nursing database, Latin American and Caribbean Health Sciences, National Collection of Information Sources SUS and SCIELO. The theme chosen for the survey was due to the author's experience in working in a basic health unit and its perception that, not always, the community health workers develop their customer service in a humane way. It is hoped that this study will contribute to full performance and relevant health professionals in the consolidation of public policies of humanization and awareness of Community Health Workers to the affective dimension that addresses the importance of human relations in their work with users.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVHTG
Issue Date: 2-Mar-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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