Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVHZD
Type: Monografias de Especialização
Title: Relação afetiva entre o professor e o aluno no processo ensino/aprendizagem: revisão integrativa da literatura
Authors: Lidiane Fernandes da Silva
First Advisor: Elizabeth Mendes das Gracas
First Referee: Tania Maria Picardi Faria Costa
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar as publicações científicas que abordam a relação entre professor e aluno no processo de ensino-aprendizagem, na educação brasileira. Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa. É, portanto, uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva. Dentre dos 105 estudos incluídos na população, após o processo de exclusão, chegou-se a uma amostragem de oito publicações. No decorrer da análise dos trabalhos selecionados identificou-se as seguintes categorias: Interação requer construção, Interação e papel do professor, Interação e procedimentos didáticos-pedagógicos, Interação e diferenças no tratamento; Interação e poder, Interação e intervenções necessárias; Interação e arte. Observou-se depois da reflexão das categorias, que existe uma preocupação em saber como está à relação professor/aluno na pratica pedagógica atual. A interação proporciona a troca de conhecimentos, ideias, valores, culturas, melhorando a formação da consciência crítica do educando, o que reverterá no aprimoramento da capacidade de julgamento e opiniões próprias, tornando-os mais capazes de mudar a realidade onde estão inseridos, em beneficio da qualidade de vida.
Abstract: This work aims to analyze the scientific publications that address the relationship between teacher and student in the teaching-learning in education in Brazil. It is an integrative literature review type. It is, therefore, a quantitative research, exploratory and descriptive. Among the 105 studies included in the population after the deletion process, it was a sample of eight publications. During the analysis of selected studies identified the following categories: construction requires Interaction, Interaction and teacher role, interaction and pedagogical-didactic procedures, interaction and differences in treatment, interaction and power, interaction and interventions; Interaction and art. Was observed after reflection of the categories, there is a concern is how the teacher / student relationship in the current pedagogical practices. The interaction provides the exchange of knowledge, ideas, values, cultures, enhancing the formation of critical consciousness of the student, which will revert to the improvement of the judgment and opinions of their own, making them more able to change the reality where they are inserted in quality of life benefits.
Subject: Educação Continuada em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVHZD
Issue Date: 19-May-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_lidiane_fernandes_da_silva.pdf851.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.