Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DWE2P
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Infecções urinárias em pacientes submetidos a cateterismo vesical de demora em setores de urgência e emergência: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Maria Goretti Rabelo de Oliveira
Primeiro Orientador: Monica Ribeiro Canhestro
Resumo: As infecções do trato urinário (ITU) relacionadas ao cateterismo vesical de demora representam a maioria das infecções relacionadas à assistência. As condições precárias de atendimento, o número insuficiente de leitos de CTI, o número e tipos de procedimentos realizados, contribuem para o aumento de infecções urinárias nos pacientes cateterizados nas Unidades de Urgência e Emergência. O objetivo deste trabalho consiste em identificar as evidências na literatura sobre a ocorrência de maior frequência de infecção urinária em pacientes submetidos a cateterismo vesical de demora em situação de urgência e emergência se comparados a pacientes cateterizados fora de uma situação de urgência e emergência. A pesquisa aos estudos foi realizada nas bases eletrônicas de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), entre elas a LILACS e a Scientific Eletronic Library On Line (SciELO), e na Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE). Estabeleceram-se como critérios de inclusão: últimos dez anos; adultos de ambos os sexo; inglês, português e espanhol. Foram selecionados seis artigos, que trouxeram importantes contribuições ao tema proposto. Com base nas estratégias de busca utilizadas, observou-se a inexistência de metaanálise ou ensaios clínicos que permitissem a obtenção de evidencias de nível 1 e ou de nível 2. Apesar de os cateterismos urinários realizados em situações de urgência e emergência contribuírem de forma importante para ocorrência de infecções urinárias (ITU) nas instituições hospitalares, fazse necessário realizar ensaios clínicos controlados e randomizados que comprovem essa situação e, ainda, a implementação de educação em serviço para os profissionais atuantes nesses setores, ressaltando os fatores de risco para a ocorrência de ITU nos pacientes aí atendidos e estabelecendo protocolos rígidos sobre as indicações de cateterizações do trato urinário.
Assunto: Controle de infecções
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DWE2P
Data do documento: 30-Set-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Vigilância e Controle Das Infecções



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.