Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DWEUQ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Leitura: inferências e contexto sócio-cultural
Autor(es): Regina Lucia Peret Dell'isola
Primeiro Orientador: Magdah Becker Soares
Resumo: Neste trabalho, apresenta-se um estudo exploratório em que se analisam leituras de um único texto, comparando a extração de inferincias entre indivíduos representativos de classes sociais distintas. Tem-se por objetivo verificar se existe influência do fator sócio-cultural na geração de inferências, que faça com que os indivíduos produzam leituras diversificadas. Sabe-se que a leitura é variável entre um indivíduo e outro; em conformidade com o seu repertório de experiências, o leitor produz a sua leitura. As hipóteses que esse fato sugeriu foram as de que o contexto sócio-cultural do indivíduo atuaria como um fator condicionante de variedade de interpretações e de que os elementos de cada classe social extrairiam inferências de acordo com a sua bagagem sócio-cultural. Foi utilizada a técnica "pausa protocolada previamente marcada no texto" com alunos per tencentes a classes sociais distintas e freqüentadores ou de escola particular ou de escola da rede pública. Aplicados pré-teste e teste nesses alunos, de 5ª e 7ª série do 1° grau, respectivamente, verificou-se que, a partir do estudo comparativo dos resultados, há influência das experiências anteriores do leitor na compreensão de textos e há interferência do contexto sócio-cultural, durante o processo inferencial. Conclui-se, da análise comparativa de casos, que a diversidade de compreensão acerca de um único texto se deve ao conhecimento de mundo do leitor. Cada indivíduo tem a sua visão de mundo, que está diretamente relacionada com a classe social a que pertence; alunos de classes sociais diferentes têm visões de mundo diferentes, o que determina leituras diferentes de um mesmo texto.
Abstract: In this work, a searching study is presented in which reading from only one text are analysed comparing a drawing of inferences between representative individuals from distinct social classes. It has by aim to verify if there is influence from the social and cultural factor in the generation of inferences, which results in different readings from individuals. It is widely known that reading is variable among several individuals according to their experiences; the reader digests his lecture. The hypotheses which suggests this fact were that the individual's social and cultural context would act as a conditioning factor of variety of interpretations and that the elements of which social classes would extract inferences according to his social and cultural background. It was used an established pause technique previously marked in the text in students belonging to the different social classes from particular or public schools. Pre-test and test were applied in students of 5th or 7th level of the 1st degree, and it was verified that from the comparative study of the results, there is influence of previous experiences of the reader in the comprehension of texts and there is yet the influence from social and cultural context, during the inferencial process. As a conclusion, one can say that from the comparative analysis of cases that the diversity of comprehension about only one text it is due to the reader's world knowledge. Each one has his own understanding of the world which is directly related with his social class; students of different social class have different world understandings which determines different readings of the same text.
Assunto: Leitura
Interesses na leitura
Leitura Aspectos sociais Brasil
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DWEUQ
Data do documento: 5-Dez-1988
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_reginaluciaperet.pdf7.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.