Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DWHF2
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mercia Heloisa Ferreira Cunhapt_BR
dc.contributor.referee1Miguir Terezinha Vieccelli Donosopt_BR
dc.creatorMarcilene dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T02:04:04Z-
dc.date.available2019-08-11T02:04:04Z-
dc.date.issued2012-02-03pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DWHF2-
dc.description.abstractThe aim of this study was to identify the scientific publications, the theoretical framework of the curricula of the school of nursing through an integrative literature review. The sample consisted of 10 publications, eight articles and two theses, data collection was carried out after reading the full texts, where the data was extracted from studies that were summarized and presented as a framework. The results showed that the journals that most published articles on the subject were the Brazilian Journal of Nursing (online) and the Brazilian Journal of Nursing USP.Em the year of publication, was published between 1999 to 2011, except in 2003 . We conclude that the publications about the types of curricula that pervades high school courses in nursing are scarce. The Vocational Technical average level of health, especially nursing, has been building over the years a new discourse, to train professionals working for a world that craves, no longer mere hand-labor, but self-employed , critical and competent to work in the health area that is changing.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo com este estudo foi identificar nas publicações científicas brasileiras, os marcos teóricos dos currículos do ensino médio de enfermagem por meio de uma revisão integrativa da literatura. A busca dos estudos foi realizada por meio da base de dados : SCIELO, LILACS, MEDLINE, ABED, BDENF e BIREME acessadas por meio da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), consideradas como as principais da área da saúde brasileira. A amostra foi constituída por 10 publicações, sendo 8 artigos e 2 teses. Os dados foram analisados, segundo os seus conteúdos, pela estatística descritiva. Os resultados demonstraram que os periódicos que mais publicaram artigos sobre a temática foram a Revista Brasileira de Enfermagem (online) e a Revista Brasileira de Enfermagem da USP. Em relação ao ano de publicação, houve estudos publicados no período de 1999 a 2011, exceto em 2003. Concluímos que as publicações à respeito dos tipos de currículos que permeia os cursos do ensino médio em enfermagem são escassos. Apesar disso, notou-se que a educação profissional técnica de nível médio da saúde, em especial da enfermagem, vem construindo ao longo dos anos um novo discurso, que é o de formar profissionais para o mundo do trabalho com uma visão críticoreflexivo, tornando-o agente ativo nas transformações da sociedade, e capaz de interagir com a realidade no qual está inserido.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEnsino profissional de enfermagempt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleRefletindo sobre os modelos de currículos dos cursos técnicos de enfermagem: revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_oficial.pdf925.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.