Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZFW3
Type: Monografias de Especialização
Title: Perfil dos docentes de cursos de técnicos em enfermagem da cidade de Alfenas, Minas Gerais
Authors: Fernanda Andrade Pereira
First Advisor: Lindalva Carvalho Armond
First Referee: Adriano Marcal Pimenta
Abstract: O objetivo deste trabalho foi traçar o perfil dos professores dos cursos técnicos de enfermagem da cidade de Alfenas/MG, que conta com três escolas, sendo elas privadas. Para tal foi realizado um estudo transversal e descritivo. Para a coleta de dados foi utilizado o instrumento Perfil do professor do Curso Técnico de Enfermagem, elaborado pala coordenação do Curso de Especialização de Formação Pedagógica em Educação Profissional na área da Saúde-Enfermagem que continha questões relacionadas à identificação, formação profissional, experiência e área de atuação dos professores. A amostra foi composta por 16 docentes que após informação sobre a pesquisa, concordaram em participar do estudo e assinaram do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados demonstraram que há maior concentração de docentes na faixa etária entre 26 e 30 anos, solteiros, com predominância do sexo feminino e da religião católica. Os achados apontam também uma preocupação dos docentes pela continuidade da formação profissional, pois nem todos os pesquisados possuem títulos de pós-graduação. Foi possível concluir que os cursos de técnicos de enfermagem na cidade de Alfenas contam com a maioria dos enfermeiros docentes investindo em sua capacitação e buscando novos desafios que se reafirmam e se renovam permanentemente.
Abstract: The objective of this study was to establish the profile of teachers of technical nursing courses in the city of Alfenas / MG, which has three schools, which were private. For such a study was conducted cross-sectional and descriptive. For data collection instrument was used "Profile of Professor Course Practical Nursing" prepared visor coordination of the Specialization Course of Teacher Training in Vocational Education in the Health-Nursing that included questions related to the identification, training, experience area and performance of teachers. The sample consisted of 16 teachers that after information about the research, agreed to participate in the study and signed the Instrument of Consent. The results showed that there is a higher concentration of teachers aged between 26 and 30 years, unmarried, predominantly female and the Catholic religion. The findings also indicate a continuing concern of teachers for vocational training, because not all respondents have postgraduate titles. It was concluded that the courses of practical nurses in the city of Alfenas have the most nursing teachers investing in their skills and seeking new challenges that reaffirm and renew themselves constantly.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZFW3
Issue Date: 3-Mar-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_fernanda_a_pereira.pdf765.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.