Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZG34
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eline Lima Borgespt_BR
dc.contributor.referee1Mercia Heloisa Ferreira Cunhapt_BR
dc.creatorJanete Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T20:24:16Z-
dc.date.available2019-08-09T20:24:16Z-
dc.date.issued2012-02-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZG34-
dc.description.abstractThe objective of this study was to identify social economic and demographic profile of the group of professors of a high school level nursing course in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. The reason for such research was that the school has been opened for forty-four years, is a reference in the education of high school level nursing, but has never had an organized study of its group of professors. This study will fill in the gaps the school has presented and its results will help the directors of the school implement changes that will improve the quality of teaching. This is a preliminary, descriptive cross-sectional study done in a nursing school. The group consisted of 15 professors of different subjects and internship supervisors. A basic questionnaire was used in order to collect the information needed. The questionnaire was filled out by the professors after they read and signed a term of consent. The final result showed that most of the professors were females, catholic, married and between the ages of 35 and 40. They had 1 to 3 children, lived in their own homes and had several types of media available. Most of them were nurses themselves, were taking grad courses in private universities and had between 1-5 or 11-15 years since graduating from their undergrad course. Three professors also had a degree in Pedagogy; one was in the process of taking a Pedagogy course and three others had graduated from a technical nursing course. All of the professors had experience in health assistance predominately in hospital assistance. Most of the professors held other teaching jobs. Most of them felt that they were professors because of a personal calling and one felt that it was a good professional opportunity at the moment. Most of the professors were responsible for teaching theoretical classes, which were then followed by those that were classified as theoretical and practical. The conclusion therefore was that the professors were experienced in education and assistance, were graduated nurses and were still investing in their own education. A large percentage also had pedagogical education.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo identificar o perfil socioeconômico e demográfico dos docentes de um curso de nível médio em enfermagem da cidade de Belo Horizonte- MG, o que se justifica pelo fato de a escola pesquisada ter quarenta e quatro anos de existência no mercado, ser referência em formação de profissionais de nível médio em enfermagem, mas não possui um estudo sistematizado das características de seu corpo docente. A realização dessa pesquisa vem preencher essa lacuna apresentada pela instituição escolar em estudo, pois seus resultados poderão subsidiar a direção da referida Escola na implementação de mudanças visando melhorar a qualidade do ensino oferecido por ela. Trata-se de estudo primário, descritivo transversal, realizado em uma escola profissionalizante em enfermagem. Contou com uma amostra de 15 docentes de disciplinas teóricas e supervisores de estágio. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário semiestruturado, que foi preenchido pelos sujeitos da pesquisa após leitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Constatou-se que a maioria dos docentes da escola era do sexo feminino, católico, casado, estava na faixa etária de 35 a 40 anos, possuía entre um e três filhos, residia em casa própria e dispunha de recursos de comunicação diversificados. A maioria dos docentes era de enfermeiros, cursaram a graduação em instituição privada e tinham entre um e cinco ou entre 11 e 15 anos de formado. Três docentes tinham formação pedagógica concluída e uma docente a estava cursando e três possuíam formação em curso técnico, dos quais um era em técnico em enfermagem. Os profissionais tinham experiência na área assistencial, com predomínio na assistência hospitalar tanto na atuação passada quanto na atual. A maioria dos docentes possuía mais de um vínculo empregatício. A docência era considerada, pela maioria dos professores, uma escolha e uma oportunidade profissional. E a maior parte dos docentes era responsável por disciplinas teóricas, seguidas pelas classificadas como teóricas e práticas. Conclui-se que os docentes da escola em estudo são experientes, tanto na educação quanto na assistência, são enfermeiros em sua maioria, investem em capacitação e um percentual considerável possui formação pedagógica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectDocentes de enfermagempt_BR
dc.subjectPesquisa em enfermagempt_BR
dc.subjectEscolas de enfermagempt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titlePerfil dos professores de um curso de nível médio em enfermagem da cidade de Belo Horizonte MGpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.