Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E4HMA
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O enfermeiro como formador de recursos humanos na área de educação profissional em enfermagem
Autor(es): Anizio Pereira de Brito
Primeiro Orientador: Paula Cambraia de Mendonca Vianna
Primeiro membro da banca : Geralda Fortina dos Santos
Resumo: O tema desta pesquisa discorre sobre o enfermeiro envolvido no processo de educação em saúde. A enfermagem tem evoluído de forma crescente e rápida no mercado de trabalho no Brasil. O mundo globalizado exige dos enfermeiros a articulação de diversas competências as quais articulam a prática de ser enfermeiro, a prática pedagógica, a prática docente e a capacitação pedagógica para que o processo de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde alcance as metas esperadas. Na construção deste trabalho observou-se que o número de enfermeiros inseridos na docência do ensino técnico em Enfermagem é relevante e encontra-se em crescimento contínuo. Como objetivo, buscou-se analisar o papel do enfermeiro enquanto formador de recursos humanos na área da saúde: enfermagem. A Revisão Bibliográfica foi o método escolhido e a coleta de dados foi realizada a partir da pesquisa em bases de dados eletrônicas, como Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Foi realizada uma leitura exploratória e seletiva do material de pesquisa, para inclusão e exclusão de material, o que contribuiu para síntese da busca científica, criando um corpo de literatura compreensível. Este estudo pretende proporcionar ao enfermeiro uma reflexão sobre a sua inserção na formação profissional de nível médio em enfermagem.
Abstract: The theme of this research discusses the nurse involved in the process of health education. Nursing has evolved rapidly increasing and the labor market in Brazil. The globalized world requires nurses to articulate various skills which articulate the practice of being a nurse, teaching practice, teaching practice and pedagogical training for the teaching-learning in education for health professionals reach the expected goals. In the construction of this work it was observed that the number of nurses inserted in the teaching of technical education in nursing is relevant and is continuously growing. As a goal, we sought to examine the role of the nurse as a trainer in human resources for health: nursing. The literature review was the chosen method and data collection was carried out research in electronic databases, such as Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS) and Scientific Electronic Library Online (SciELO). We performed an exploratory and selective reading of research material for inclusion and exclusion of material, which contributed to the synthesis of the scientific quest to create a comprehensive body of literature. This study aims to provide nurses to reflect on their insertion in the mid-level professional training in nursing.
Assunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E4HMA
Data do documento: 11-Fev-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ufmg_anizio_2012.pdf182.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.