Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E5GXM
Type: Tese de Doutorado
Title: A construção de mundos na literatura não-realista
Authors: Julio Cesar Jeha
First Advisor: Julio Cesar Machado Pinto
First Referee: Solange Ribeiro de Oliveira
Second Referee: Silvia Simone Anspach
Third Referee: Eneida Maria de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Ruth Junqueira Silviano Brandao
Abstract: Esta tese se desenvolve ao longo de uma linha semiótica noestudo de sistemas modeladores na literatura não realista. A primeiraparte trata da ação do signo na natureza e na esfera específica do ser humano. Para o signo é indiferente se o objeto ao qual ele se refere existe na natureza ou apenas na cognição do organismo que o experiência. Essa característica do signo torna possível aos animais iludir e ser iludido e, mais tarde, ao ser humano, imaginar e criar seres sem correlativos na fisicalidade. Surgem daí a linguagem e todas as instituições que dela dependem. Dizendo de outra maneira, dessa possibilidade da ação dos signos nasce a cultura, pela qual o ser humano transcende as barreiras de uma herança biológica e os limites do mundo físico. A segunda parte analisa o que essa indiferença na significação implica para a literatura, principalmente para a teoria da mimese. Por um lado, o conhecimento sempre se dá por comparação ou contraste: o absolutamente novo é inconhecível. Por outro, o ser humano se distingue dos outros animais ao se tornar capaz de desligar as relações de suas bases e términos e religá-las a outras bases ou términos. A ação do signo sempre tem um tanto de mimese, ao repetir um objeto ou um interpretante, e um tanto de poiese, ao fazer surgir algo que até então não existia na experiência. Na criação literária (como em toda criação) predomina a poiesea capacidade específica do ser humano de jogar com as relações. Isso nos permite definir a fantasia na literatura como uma divergência intencional de uma realidade definida por consenso. A terceira parte se concentra nos modelos ou sistemas que modelam a experiência e a criação de novos mundos, quer esses venham a existir fisicamente ou apenas como possibilidades. Dentre esses sistemas modeladores, a língua -- a linguagem desviada para a comunicaçãoaparece como a origem de todos os outros, quer eles sejam formas de governo, crenças religiosas ou teorias científicas e filosóficas sobre o ser e seus modos de conhecimento e de existência. Aqui comparam-se textos das mais diversas extrações, sem qualquer preocupação com gêneros, períodos ou fortuna crítica, em uma análise comparativa do funcionamento dos quatro principais sistemas modeladorespercepção, língua, religião e ciênciana criação de mundos possíveis e impossíveis. Conclui-se que a mímese da literatura fantástica é de interpretante, e não de objeto, como a mímese figurativa e especular da literatura realista.
Abstract: This dissertation follows a semiotic line in the study of modeling systems in non-realist literature. The first part deals with the action of the sign in nature and in the specifically human sphere. To the sign it is indifferent whether the object to which it refers exists in nature or only in the cognition of the experiencing organism. This characteristic of the sign enables animals to deceive and be deceived and, later, it enables humans to imagine and create beings without physical correlatives. Also from this characteristic arise language and all postlinguistic institutions. In other words, this possibility of the action of the sign gives birth to culture, by which the human being transcends the barriers of a biological heritage and the limits of the physical world. The second part analyses what this indifference in signification implies to literature, mainly to the theory of mimesis. On the one hand, cognition always occurs through comparison or contrast: the absolutely new is not cognizable. On the other, the human being distinguishes himself from other animals as he becomes able to disconnect relations from their bases and fundaments and reconnect them to other bases or fundaments. The action of the sign always contains some mimetic element, as it repeats an object or an interpretant, and some poietic element, as it brings about something that did not exist in experience. In literary creation (as in any creation) poiesisthe capacity specific to human beings of playing with relationspredominates. This enables us to define fantasy in literature as an intentional tlivorgence from a reality defined by consensus. The third part focuses on the models or modeling systems which model experience and the creation of new worlds, whetlier they come into existence physically or only as possibilities. Within these modeling systems, languageas deviated to communication appears as the origin of all the others, be they forms of government, religious beliefs, or scientific and philosophical theories about being and its ways of cognition and existence. Here texts from widely different sources are compared without any preoccupation with genres, periods or critical fortiine, in a comparative analysis of the working of the four main modeling systemsperception, language, religion, and sciencein the creation of possible and impossible worlds. The conclusion is that the mimesis in fantastic literature is one of interpretant and not one of object, as in the figurative and specular mimesis of realist literature.
Subject: Ficção fantástica História e crítica
Mimese na literatura
Semiótica e literatura
Criação (Literária, artística, etc)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E5GXM
Issue Date: 4-Oct-1991
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_juliocesarjeha.pdf11.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.