Gestão estratégica da informação no setor público de turismo de Minas Gerais

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Universidade Federal de Minas Gerais

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Monografia de especialização

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Resumo

Esse trabalho realizou uma análise do tema da gestão estratégica da informação no setor público de turismo, especialmente na Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR-MG). O principal objetivo foi identificar de que forma as principais fontes de informação da atividade turística em Minas Gerais são utilizadas para gerar informações estratégicas que facilitem o planejamento das políticas públicas do setor. Para a análise do trabalho, foram consultadas referências bibliográficas sobre o tema, além de uma coleta de dados estatísticos sobre o turismo, uma análise das principais fontes de informação levantadas e monitoradas pela instituição e a realização de uma pesquisa com os servidores da SETUR-MG. Os resultados mostraram que grande parte das fontes de informação são focadas em dados estatísticos e diagnósticos, não preenchendo todas os setores e ambientes da atividade turística no estado. Observou-se também que os gestores da SETUR acreditam na importância da coleta e monitoramento das informações para a execução das ações de cada setor da entidade. No entanto, esses profissionais consideram que o fluxo de informações interna da entidade pode ser aprimorado, principalmente em relação aos setores superiores e os setores que executam a política pública, otimizando os resultados do setor e trazendo maiores benefícios à sociedade.

Abstract

Assunto

Gerenciamento da informação  , Administração pública  

Palavras-chave

Políticas públicas, Gestão da informação, Turismo, Estratégia

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