Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9EC9
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Monica Erichsen Nassifpt_BR
dc.creatorPriscilla Nunes Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T20:35:02Z-
dc.date.available2019-08-09T20:35:02Z-
dc.date.issued2013-02-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9EC9-
dc.description.resumoO mercado globalizado aliado às constantes inovações tecnológicas e à crescente geração e divulgação de informações vem tornando o ambiente dos negócios altamente instável. A internacionalização das economias obriga as empresas a encontrarem meios para se tornarem cada vez mais competitivas monitorando, além de seu ambiente interno, o ambiente de negócios no qual estão inseridas. A informação torna-se, dessa maneira, o principal insumo para as atividades das empresas e gerenciá-la tem sido o maior desafio da atualidade. A necessidade de utilizar a informação de maneira eficiente para a tomada de decisões nas organizações tem despertado o interesse para a atividade de Inteligência Competitiva. A Inteligência Competitiva é uma atividade que oferece suporte à alta direção na gestão estratégica da organização. Consiste na permanente monitoração ética de informações externas a respeito de mercado e concorrência que visa à manutenção e/ou aumento da competitividade empresarial em um nicho de mercado. O desenvolvimento da atividade de Inteligência Competitiva nas empresas vem impulsionando os profissionais de diversas áreas a procurarem cursos que complementem sua formação e, consequentemente, estudos voltados para essa atividade são desenvolvidos. A presente pesquisa buscou traçar a evolução da produção científica do curso de Gestão Estratégica da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais durante o período de 2007 a 2012. A pesquisa foi realizada através de levantamento bibliográfico, analisando 12 monografias do curso. Concluiu-se que a produção de acadêmica sobre Inteligência Competitiva nesta Escola contribui para a disseminação da IC através da disponibilização dos trabalhos que são produzidos ao final do curso. Com a necessidade de diferenciação das organizações no mercado, acredita-se que o interesse pela IC cresça em quantidade de publicações acadêmicas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectInteligência competitivapt_BR
dc.subject.otherBibliometria  pt_BR
dc.subject.otherInteligência competitiva (Administração)  pt_BR
dc.titleProdução acadêmica sobre inteligência competitiva: estudo dos trabalhos de conclusão do curso de Gestão Estratégica da Informação na Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_priscilla_nunes_silva.pdf678.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.