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dc.contributor.advisor1Valeria Santos Brasilpt_BR
dc.contributor.referee1Tania Lucia Hirochipt_BR
dc.creatorViviane Santos Françapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T15:27:55Z-
dc.date.available2019-08-13T15:27:55Z-
dc.date.issued2011-03-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9NLM-
dc.description.abstractThis study was developed with the aim of identifying relationships between aggressive behavior involving peers and school environment. The study was conducted from a review of the literature using the databases Lilacs, Scielo and magazines indexed online. The search included the interval from 2000 to 2010, with the terms "bullying", "violence between peers" and "school" as "words" and language "Portuguese". Eleven papers were selected, which showed various elements related to the phenomenon of bullying, especially with regard to frequency, the relationship established with a group of friends, teachers and families, and characteristics of schools. It was concluded that the aggressive behavior of young people, especially at school, became a public health problem, and that the context of each school should be considered for intervention programs are conducted. This should be done more studies correlating the bullying with strategies for health promotion and disease prevention.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo foi desenvolvido com o propósito de identificar as relações existentes entre o comportamento agressivo envolvendo colegas e o ambiente escolar. O trabalho foi realizado a partir de uma revisão da literatura, usando as bases de dados Lilacs, Scielo e revistas indexadas online. A pesquisa compreendeu o intervalo de 2000 a 2010, com os termos "bullying, violência entre pares e escola como "palavras" e o idioma "português". Foram selecionados onze artigos, que apontaram vários elementos relacionados ao fenômeno do bullying, principalmente no que diz respeito à freqüência, às relações estabelecidas com grupo de amigos, professores e familiares, e às características das escolas. Concluiu-se que o comportamento agressivo dos jovens, principalmente no ambiente escolar, se tornou um problema de saúde pública e, que o contexto de cada escola deve ser considerado para que programas de intervenção sejam realizados. Para isso, devem ser realizados mais estudos correlacionando o tema bullying com estratégias de promoção de saúde e prevenção de agravos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherAdolescentes Condutapt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherBullying nas escolaspt_BR
dc.titleComportamento agressivo entre pares no ambiente escolar: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Terapia Ocupacional

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