Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9PJC
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dc.contributor.advisor1Ivana Montandon Soares Aleixopt_BR
dc.creatorAndreia de Fátima Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T04:12:34Z-
dc.date.available2019-08-13T04:12:34Z-
dc.date.issued2010-07-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9PJC-
dc.description.resumoO ensino médio no Brasil é denominado como o que está entre o Ensino Fundamental e a Educação Superior. Por ser uma etapa intermediária, o ensino médio tem sido o nível de maior complexidade na estruturação de políticas públicas de enfrentamentos aos desafios encontrados no mundo moderno e a característica de atender as particularidades de jovens e adultos com perspectivas diferentes frente à escolarização. Para sinalizar outro tipo de formação ao ensino médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, vem em um novo formato trazendo uma recente proposta mais voltada para a solução de problemas pretendendo articular diretamente os conteúdos ministrados neste nível de ensino, sendo um importante instrumento de sua reorganização. O novo formato do Enem 2009 passa, pela primeira vez, a compreender a Educação Física como componente curricular. Sendo assim, o desafio deste estudo foi investigar se os professores de Educação Física da rede pública de Belo Horizonte conheciam a inserção da disciplina na nova proposta do Enem e quais dos conteúdos da nova Matriz de Referência do Exame eram compreendidos em suas aulas. Para se chegar aos objetivos propostos, vinte professores de Educação Física do ensino médio de escolas públicas de Belo Horizonte responderam a um questionário. Os resultados mostraram que é baixo o conhecimento por parte dos professores sobre a inserção da Educação Física como componente curricular do Enem e quanto aos conhecimentos associados à Matriz de Referência do Enem, os professores desenvolvem basicamente cinco dos quatorze existentes e o esporte é o conteúdo predominante nas aulas. Conclui-se que devido à relevância do Enem e a inserção da Educação Física como componente curricular, é pequeno o número de professores da rede pública de Belo Horizonte que sabem sobre a inserção da disciplina no Exame e os mesmos em suas aulas compreendem poucos conhecimentos associados à Matriz de Referência do Enem.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnempt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherEducação fisica Ensino de segundo graupt_BR
dc.subject.otherEducação física Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.titleInserção da educação física como componente curricular no exame nacional do ensino médiopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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