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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAH69
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Luciano Mendes de Faria Filho | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carla Simone Chamon | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maria Cristina Soares de Gouvea | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rosana Areal de Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Thais Nivia de Lima e Fonseca | pt_BR |
dc.creator | Taciana Brasil dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T23:37:03Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T23:37:03Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-23 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAH69 | - |
dc.description.abstract | This study treats about a specific educational institution, the Collegio Baptista Americano Mineiro during the first management as kindergarten, grade and high school - period comprising the years 1920-1927. The Collegio is inserted in a context in which the characteristics and practices of American Protestant Institutions are commonly associated with modernity and modernization, both the methods and teaching techniques, as the behaviors practiced and learned by students. As denominational organization, the Collegio contributed to spreading the baptist message in Minas Gerais state. The message was related to religious and social aspects, understood from a religious perspective. In this study, I research on the role played by the Collegio within the Baptist denomination, the strategies to increase the number of teachers and students trained in the institution, and school practices aimed at achieving the ideal of education and instruction wished by Baptist leaders in Minas Gerais state. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho trata de uma instituição escolar específica, o Collegio Baptista Americano Mineiro, durante a gestão de sua primeira diretoria como colégio período que compreende os anos de 1920 a 1927. Como instituição escolar, o Collegio está inserido em um contexto em que as características e práticas das instituições americanas protestantes são comumente associadas à modernidade e modernização, tanto dos métodos e técnicas de ensino, quanto dos comportamentos praticados e aprendidos pelos alunos. Por outro lado, como organização confessional, contribuía à difusão da mensagem batista em Minas Gerais mensagem esta que se relacionava tanto a aspectos puramente religiosos, quanto a aspectos sociais compreendidos a partir de uma perspectiva religiosa. Desta forma, pesquisou-se acerca do papel desempenhado pelo Collegio dentro da denominação batista, das estratégias para aumento do número de docentes e discentes formados na instituição, e das práticas escolares que visavam atingir o ideal de educação e instrução almejado pelos líderes batistas em Minas Gerais. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Historia Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject.other | Protestantes Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas particulares | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas religiosas História Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject.other | Igreja e educação História | pt_BR |
dc.subject.other | Igreja e educação História | pt_BR |
dc.subject.other | Protestantes Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas particulares História | pt_BR |
dc.title | Educação e instrução: o Collegio Baptista Americano Mineiro (1920-1927) | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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