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dc.contributor.advisor1Luciano Mendes de Faria Filhopt_BR
dc.contributor.referee1Carla Simone Chamonpt_BR
dc.contributor.referee2Maria Cristina Soares de Gouveapt_BR
dc.contributor.referee3Rosana Areal de Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee4Thais Nivia de Lima e Fonsecapt_BR
dc.creatorTaciana Brasil dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T23:37:03Z-
dc.date.available2019-08-09T23:37:03Z-
dc.date.issued2013-08-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAH69-
dc.description.abstractThis study treats about a specific educational institution, the Collegio Baptista Americano Mineiro during the first management as kindergarten, grade and high school - period comprising the years 1920-1927. The Collegio is inserted in a context in which the characteristics and practices of American Protestant Institutions are commonly associated with modernity and modernization, both the methods and teaching techniques, as the behaviors practiced and learned by students. As denominational organization, the Collegio contributed to spreading the baptist message in Minas Gerais state. The message was related to religious and social aspects, understood from a religious perspective. In this study, I research on the role played by the Collegio within the Baptist denomination, the strategies to increase the number of teachers and students trained in the institution, and school practices aimed at achieving the ideal of education and instruction wished by Baptist leaders in Minas Gerais state.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata de uma instituição escolar específica, o Collegio Baptista Americano Mineiro, durante a gestão de sua primeira diretoria como colégio período que compreende os anos de 1920 a 1927. Como instituição escolar, o Collegio está inserido em um contexto em que as características e práticas das instituições americanas protestantes são comumente associadas à modernidade e modernização, tanto dos métodos e técnicas de ensino, quanto dos comportamentos praticados e aprendidos pelos alunos. Por outro lado, como organização confessional, contribuía à difusão da mensagem batista em Minas Gerais mensagem esta que se relacionava tanto a aspectos puramente religiosos, quanto a aspectos sociais compreendidos a partir de uma perspectiva religiosa. Desta forma, pesquisou-se acerca do papel desempenhado pelo Collegio dentro da denominação batista, das estratégias para aumento do número de docentes e discentes formados na instituição, e das práticas escolares que visavam atingir o ideal de educação e instrução almejado pelos líderes batistas em Minas Gerais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subject.otherEducação  Historia  Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherProtestantes  Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas particularespt_BR
dc.subject.otherEscolas religiosas  História  Minas Gerais  pt_BR
dc.subject.otherIgreja e educação  Históriapt_BR
dc.subject.otherIgreja e educação  História  pt_BR
dc.subject.otherProtestantes  Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas particulares  Históriapt_BR
dc.titleEducação e instrução: o Collegio Baptista Americano Mineiro (1920-1927)pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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