Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAHPQ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A família e o fenômeno do absenteísmo discente no ensino fundamental em uma escola municipal de Belo Horizonte
Authors: Roberta Andrade e Barros
First Advisor: Maria Jose Braga Viana
First Co-advisor: Maria Amalia de Almeida Cunha
First Referee: Maria Amalia de Almeida Cunha
Second Referee: Rosa Maria da Exaltação Coutrim
Third Referee: Geraldo Magela Pereira Leao
Abstract: Esta dissertação se insere no campo de estudos da Sociologia da Educação, mais especificamente na área da relação da família das camadas populares com a escolarização de seus filhos. A proposta deste trabalho é investigar a infrequência escolar: de que maneira a família influencia o absenteísmo escolar de seus filhos. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete estudantes e cinco familiares do 6º e do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte, a pesquisa de campo ocorreu no mês de maio de 2012. A escolha dos estudantes se deu pelo fato de todos terem sido retidos por infrequência em 2011 e por estarem matriculados nessa mesma instituição escolar no ano seguinte ao da reprovação. As perguntas das entrevistas abordaram, entre outros temas, o envolvimento familiar na escolarização dos estudantes, o valor da escola para a família, a reação familiar e escolar ao absenteísmo dos estudantes e os motivos que levam os estudantes a faltar às aulas. Os resultados revelaram que a família pode ser um dos fatores determinantes da infrequência escolar de seus filhos, principalmente pelas formas de autoridade típicas das camadas populares, por suas disposições temporais, pelo valor que atribui à escola e pelo envolvimento que tem na escolarização dos filhos. É importante ressaltar que essa conclusão não culpabiliza as famílias pelo absenteísmo escolar dos adolescentes, mas revela dificuldades dessas famílias em investir na escolarização de seus filhos.
Abstract: This dissertation belongs to the field of the Sociology of Education, specifically to the area of the relationship between lower class families and their childrens schooling. The purpose of this study is to investigate the infrequency at school: how does the family influence school absenteeism of their children. Therefore, semi-structured interviews were conducted with seven students and five family members of the 6th and 9th grade level of a municipal school in Belo Horizonte, the field research took place in May 2012. The selection of students was based on the fact that all of them were retained because of infrequency in 2011 and are enrolled at that same school during the year that followed the failure. The questions made during the interviews addressed, among other issues, the family involvement in schooling of students, the value of the school to the family, the family and school reaction to the students absenteeism and the reason why the student misses classes. The results revealed that the family can be one of the determinants of school infrequency of their children, especially because of the typical forms of authority developed by lower classes, their temporal provisions, the value the family attaches to the school and the involvement it has in the school education of the children. It is important to note that, this conclusion is not blaming the families of the children for school absenteeism, but it reveals how difficult it may be for these families to invest in the education of their children.
Subject: Escolas Frequencias 
Escolas publicas
Educação
Comunidade e escola  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAHPQ
Issue Date: 29-Aug-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_roberta_barros.pdf473.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.