Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAHY9
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carmen Maria De Caro Martins | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Juarez Melgaco Valadares | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Juarez Melgaco Valadares | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lucia Helena Alvarez Leite | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Marina de Lima Tavares | pt_BR |
dc.creator | Tatiana Gorete Ribeiro Machado e Freitas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T17:55:06Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T17:55:06Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-23 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAHY9 | - |
dc.description.abstract | This work involves research on the choice of science curriculum componentsfrom photographic records in the context of the school. Such records were performed by teachers, students of the degree Intercultural FaE UFMG. In this research the photo, along with their description and the importance of its content, it is used as a method for identifying relevant themes to the teaching of science in schools of origin of teachers, authors of the photos.This form may suggest topics to be included in the science curriculum of life and nature to the xakriabá school. This work brings significant contributions both to broaden the understanding of the importance of local context in choosing appropriate curricular themes the school community demands as to decrease the distance between the planning of activities of the teacher training course in the academic environment and the context of the schools. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho envolve uma pesquisa sobre a escolha de componentes curriculares de ciênciasa partir de registros fotográficos sobre o contexto onde a escola se insere. Tais registros foram realizados por professores em formação, estudantes do curso de Licenciatura Intercultural da Faculdade de Educação da UFMG. Nesta pesquisa a fotografia, juntamente com a sua descrição e a importância do seu conteúdo, é utilizada como método para identificação de temas relevantespara o ensino de ciências nas escolas de origem dos professores, autores das fotos.Dessa forma permite a sugestão de temas a serem contemplados no currículo de ciências da vida e da natureza para a escola xakriabá. Esse trabalho traz contribuições significativas tanto para ampliar o entendimento sobre a importância do contexto local na escolha de temas curriculares adequados a demandas da comunidade escolar,quanto para diminuir a distância entre o planejamento de atividades do curso de formação de professores no ambiente acadêmico e o contexto das escolas. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Temas geradores | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject.other | Curriculos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Fotografia | pt_BR |
dc.subject.other | Ciencia Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Índios Educação | pt_BR |
dc.title | Escolha de temas relevantes para o currículo de Ciências a partir de fotografias feitas por professores em formação | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_fae_ufmg_tatianagoretermef_2013.pdf | 3.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.