Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAHY9
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carmen Maria De Caro Martinspt_BR
dc.contributor.advisor-co1Juarez Melgaco Valadarespt_BR
dc.contributor.referee1Juarez Melgaco Valadarespt_BR
dc.contributor.referee2Lucia Helena Alvarez Leitept_BR
dc.contributor.referee3Marina de Lima Tavarespt_BR
dc.creatorTatiana Gorete Ribeiro Machado e Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T17:55:06Z-
dc.date.available2019-08-11T17:55:06Z-
dc.date.issued2013-08-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAHY9-
dc.description.abstractThis work involves research on the choice of science curriculum componentsfrom photographic records in the context of the school. Such records were performed by teachers, students of the degree Intercultural FaE UFMG. In this research the photo, along with their description and the importance of its content, it is used as a method for identifying relevant themes to the teaching of science in schools of origin of teachers, authors of the photos.This form may suggest topics to be included in the science curriculum of life and nature to the xakriabá school. This work brings significant contributions both to broaden the understanding of the importance of local context in choosing appropriate curricular themes the school community demands as to decrease the distance between the planning of activities of the teacher training course in the academic environment and the context of the schools.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho envolve uma pesquisa sobre a escolha de componentes curriculares de ciênciasa partir de registros fotográficos sobre o contexto onde a escola se insere. Tais registros foram realizados por professores em formação, estudantes do curso de Licenciatura Intercultural da Faculdade de Educação da UFMG. Nesta pesquisa a fotografia, juntamente com a sua descrição e a importância do seu conteúdo, é utilizada como método para identificação de temas relevantespara o ensino de ciências nas escolas de origem dos professores, autores das fotos.Dessa forma permite a sugestão de temas a serem contemplados no currículo de ciências da vida e da natureza para a escola xakriabá. Esse trabalho traz contribuições significativas tanto para ampliar o entendimento sobre a importância do contexto local na escolha de temas curriculares adequados a demandas da comunidade escolar,quanto para diminuir a distância entre o planejamento de atividades do curso de formação de professores no ambiente acadêmico e o contexto das escolas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTemas geradorespt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.otherCurriculospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherFotografiapt_BR
dc.subject.otherCiencia Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherÍndios Educaçãopt_BR
dc.titleEscolha de temas relevantes para o currículo de Ciências a partir de fotografias feitas por professores em formaçãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_fae_ufmg_tatianagoretermef_2013.pdf3.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.