Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAJ56
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Os professores e a seleção de livros literários para uso na escola
Authors: Florence Barbosa Gomes Santos
First Advisor: Maria das Gracas Rodrigues Paulino
First Referee: Marta Passos Pinheiro
Second Referee: Maria Zelia Versiani Machado
Abstract: A pesquisa de mestrado Os professores e a seleção de livros literários para uso na escola tem como foco de investigação os critérios utilizados pelos professores dos três últimos anos do Ensino Fundamental, em escolas particulares das regiões Leste e Nordeste do município de Belo Horizonte, para a seleção de livros literários trabalhados em sala. A escolha dessa faixa etária dos alunos, de 12 a 15 anos, deve-se ao fato de que as tensões presentes no momento da seleção dos textos se tornam maiores, pois não são mais usados os livros infantis. Já no Ensino Médio, as escolhas vinculam-se às indicações de vestibulares, o que não é interesse deste trabalho. A escolha da região a ser estudada constitui um recorte sociológico. Nas escolas privadas das regiões Leste e Nordeste predominam alunos pertencentes à classe média remediada, muito mobilizada pela escolarização dos filhos, mostrando-se ativa na escolha da instituição e intervindo na ação desta. Já na região Sul, por exemplo, as escolas privadas, em sua maioria, atendem às classes A e B, que confiam na excelência da escola, pagam mensalidades mais altas e possuem capital cultural de elite. Foram aplicados questionários do tipo fechado aos professores, que puderam responder rapidamente as questões. Isso minimizou as chances de se obterem respostas fora do contexto da pergunta. Os dados foram organizados em categorias nominais e a investigação ocorreu acerca da incidência dos critérios apontados pelos professores. Foram produzidos tabelas e gráficos, que propiciaram análises e sistematizações acerca do número e da porcentagem de razões de escolha dos livros literários. Algumas professoras contribuíram de maneira especial com essa pesquisa, fornecendo exemplos de atividades avaliativas, já aplicadas em sala de aula, sobre os livros literários lidos pelos seus alunos. Foi feita uma análise desse material com o intuito de identificar o objetivo dessas avaliações e verificar se havia uma preocupação com o letramento literário dos jovens. Constatou-se que muitos são os fatores que condicionam a escolha dos livros literários pelos professores, como as orientações institucionais e a opinião dos pais. Apesar de a maioria dos professores declarar que considera as preferências de seus alunos, esta pesquisa mostra que as obras são selecionadas antes mesmo de o ano letivo começar, muitas vezes através de listas de livros que devem ser lidos pelos jovens. Através dos instrumentos avaliativos analisados, foi possível observar que o ensino de literatura nas escolas pesquisadas é limitado muitas vezes pela censura moral e ou religiosa. Além disso, as avaliações comprovaram o que grande parte dos professores declarou nos questionários: a finalidade da leitura literária nem sempre está na construção de sentidos, mas nos aspectos estruturais do texto. Mesmo que muitos dos professores possuam pós-graduação e declarem conhecer e valorizar o estranhamento que uma obra literária pode causar em seu leitor, este estudo mostra que eles têm caminhado em busca da diversidade de gêneros textuais e autores, mas com pequeno avanço em direção à formação de leitores literários.
Abstract: The MSc research The teachers and the selection of literary books for use in school focuses on research criteria used by teachers of the last three years of basic education in private schools of the East and Northeast of the city of Belo Horizonte for selection of literary books worked in class. The choice of this age of students, 12-15 years old, is due to the fact that the conflicts present in the selection of texts become larger, because there are no longer used the "children's books". Already in high school, the choices are linked to indications of vestibular, which is not a goal of this work. The choice of the region to be studied is a sociological cut. In private schools of the East and Northeast regions predominate students belonging to the middle class "remedied", very mobilized by the education of the children, being active in choosing the institution and intervening in its actions. In the South Region, for example, private schools, mostly serve to classes A and B, which rely on the excellence of the school, pay expensive tuitions and have cultural capital of the elite. Questionnaires of closed type were administered to teachers, which could answer quickly to questions. This minimized the chances of obtaining answers outside the context of the question. The data was organized into categories and nominal investigation occurred on the incidence of the criteria set forth by the teachers. Tables and graphs were produced, which enabled analysis and systematization of the number and percentage of reazons of the choices of literary books. Some teachers contributed in a special way with this research, providing examples of evaluative activities, already implemented in the classroom, on the literary books read by their students. An analysis of this material in order to identify the purpose of those assessments and see if there was a concern with the literary literacy of young people. It was found that there are many factors that determine the choice of literary books by teachers such as institutional guidelines and feedback from parents. Although most teachers declare that considers the preferences of their students, this research shows that the books are selected even before the school year starts, often through a list of books that should be read by young people. Through the evaluation instruments analyzed, it was observed that the teaching of literature in schools surveyed is often limited by moral or religious censorship. Moreover, the evaluations have shown what most teachers stated in the questionnaires: the purpose of literary reading is not always the construction of meaning, but the structural aspects of the text. Even though many teachers have graduate and declare to know and appreciate the strangeness that a literary text can induce on the readers, this study shows that they have walked in search of the diversity of genres and authors, but with little progress toward formation of literary readers.
Subject: Livros e leitura  Ensino fundamental
Educação
Leituras para estudantes
Literatura infanto-juvenil  Estudo e ensino  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAJ56
Issue Date: 23-Aug-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_florence_santos.pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.