Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAJBB
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Fatores motivacionais para a prática de atividade física em academia
Autor(es): Christiane de Castro Machado
Primeiro Orientador: Varley Teoldo da Costa
Primeiro membro da banca : Ivana Montandon Soares Aleixo
Segundo membro da banca: Leszek Szmuchrowski
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar os fatores motivacionais para a prática de atividade física em alunos de uma academia de ginástica da zona sul de Belo Horizonte, bem como verificar se há diferenças entre os gêneros e as dimensões. Participaram do estudo 100 indivíduos, sendo 56 do gênero masculino, com média de idade de 25,11 (±3,19) anos, e 44 do gênero feminino, com média de idade de 25,84 (±3,31) anos. Foi utilizado o instrumento Escala de Motivos para Atividades Físicas Medida Revisado (MPAM-R) composto por 30 itens, organizados em cinco dimensões. Os dados foram analisados no pacote estatístico SPSS for Windows® versão 16.0. No geral os resultados mostraram que há diferença significativa entre as cinco dimensões propostas pelo instrumento Motivos para Atividades Físicas Medida Revisado (MPAM-R), que levam o indivíduo a praticar atividade física. Sendo que a Saúde é o principal motivo que levam os indivíduos à prática de atividade física. Existe diferença significativa entre os gêneros, sendo que o grupo feminino apresenta maior preocupação com a dimensão Forma Física quando comparado com o grupo masculino. Em relação à confiabilidade interna, o instrumento apresentou um índice Alpha de Cronbach de 91, sendo considerado assim de boa confiabilidade. Conclui-se que existe um perfil motivacional semelhante entre homens e mulheres que os levam a prática de atividade física.
Abstract: O objetivo do presente estudo foi verificar os fatores motivacionais para a prática de atividade física em alunos de uma academia de ginástica da zona sul de Belo Horizonte, bem como verificar se há diferenças entre os gêneros e as dimensões. Participaram do estudo 100 indivíduos, sendo 56 do gênero masculino, com média de idade de 25,11 (±3,19) anos, e 44 do gênero feminino, com média de idade de 25,84 (±3,31) anos. Foi utilizado o instrumento Escala de Motivos para Atividades Físicas Medida Revisado (MPAM-R) composto por 30 itens, organizados em cinco dimensões. Os dados foram analisados no pacote estatístico SPSS for Windows® versão 16.0. No geral os resultados mostraram que há diferença significativa entre as cinco dimensões propostas pelo instrumento Motivos para Atividades Físicas Medida Revisado (MPAM-R), que levam o indivíduo a praticar atividade física. Sendo que a Saúde é o principal motivo que levam os indivíduos à prática de atividade física. Existe diferença significativa entre os gêneros, sendo que o grupo feminino apresenta maior preocupação com a dimensão Forma Física quando comparado com o grupo masculino. Em relação à confiabilidade interna, o instrumento apresentou um índice Alpha de Cronbach de 91, sendo considerado assim de boa confiabilidade. Conclui-se que existe um perfil motivacional semelhante entre homens e mulheres que os levam a prática de atividade física.
Assunto: Exercícios físicos
Academias de ginastica
Esportes Aspectos psicologicos
Motivação (Psicologia)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAJBB
Data do documento: 17-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Preparação Física e Esportiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_ufmg___christiane_de_castro_machado___entregue.pdf299.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.