Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAJCQ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A educação física em cena: olhares sobre o Colégio Estadual de Minas Gerais (1956-1973)
Authors: Gabriela Villela Arantes
First Advisor: Meily Assbu Linhales
First Referee: Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
Second Referee: Tarcisio Mauro Vago
Third Referee: Aleluia Heringer Lisboa Teixeira
metadata.dc.contributor.referee4: Eustaquia Salvadora de Sousa
Abstract: Este estudo investigou o processo de escolarização da disciplina Educação Física, no Colégio Estadual de Minas Gerais. Foi intenção compreender o desenho da disciplina nesta instituição, com suas rotinas, seus horários, seu corpo docente, os conteúdos presentes, os espaços e materiais disponíveis, entre outras características que a compõem. A compreensão desses elementos possibilitou a construção de uma narrativa sobre a história da disciplina Educação Física do Colégio Estadual, entre os anos 1956 e 1973. Em 1956, marco inicial da pesquisa, foi inaugurado o novo prédio da Escola, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A partir da inauguração desse prédio, percebemos duas fases na forma da escola se estruturar: até 1964, uma escola com atividades no prédio recém-inaugurado; e após 1964, uma nova fase, com a criação das Escolas Anexas, que funcionavam em outros bairros e tinham como intenção ampliar o número de vagas para o Ensino Secundário na Capital. Percebemos que essa estrutura possibilitou outra organização da instituição e, também, a circulação de outros sujeitos naquele lugar. As Escolas Anexas se tornaram independentes no ano de 1973, o que demarcou o recorte temporal final para o estudo. Na investigação, foram mobilizadas fontes de naturezas diversas, como as reportagens dos jornais consultados na Hemeroteca Pública Luiz de Bessa, os documentos do arquivo da Escola Estadual Governador Milton Campos (regimentos da instituição, diários de classe, quadro de horários, lista do corpo docente, livro de ponto, livro de atas e fotografias), o acervo do CEMEF-UFMG (Boletim de Educação Física, planos de aula de exames de admissão e documentos dos Arquivos Pessoais). Além disso, foram realizadas oito entrevistas com sujeitos que participaram da história da instituição, sendo sete homens e uma mulher ex-alunos e ex-professores, constituindo, assim, as fontes orais. Com o cruzamento das fontes, foi possível afirmar que a disciplina Educação Física do Colégio Estadual foi singular. Marcada por duas fases: uma até o ano de 1964, que evidencia um processo de estruturação e organização da disciplina, denominada pelos ex-alunos como avacalhada; e outra, posterior ao ano de 1964, que coincide com a abertura das Escolas Anexas ao Colégio Estadual. Nesta segunda fase, foi possível perceber uma sistematização da disciplina escolar, com rotinas, horários e conteúdos mais definidos. Neste contexto, um conteúdo ganhou relevância: o esporte. Percebemos que os esportes estiveram presentes nas aulas de Educação Física, distribuídos em temporadas, e nos vários campeonatos esportivos estudantis, com destacada participação das equipes do Colégio Estadual. Vale ressaltar que o esporte praticado enfatizava princípios educativos e de socialização dos jovens, isto é, a competição e a aptidão física não foram destacadas como o principal objetivo. Assim, foi possível perceber que a constituição da Educação Física guardou relação com as práticas esportivas da cidade e com a formação de professores na Capital, o que possibilitou uma conformação singular para essa disciplina no Colégio Estadual de Minas Gerais.
Abstract: This paper investigated the scholarization process of the Physical Education subject at the Colégio Estadual de Minas Gerais. Its intention was to understand the design of the subject in this institution with its routines, schedules, teachers, contents, spaces and available materials, among other elements that make it. The understanding of those elements allowed the formation of a narrative about the history of the subject Physical Education of the Colégio Estadual, between the years of 1956 and 1973. In 1956, first year researched, there was the opening of the new building of the school, projected by the architect Oscar Niemeyer. From the opening of this building we can see two phases that changed the way the school was structured: until 1964 a school with its activities taking place in the building recently inaugurated and after 1964, with the building of the Escolas Anexas, that functioned in other neighborhoods and had as intention to increase the number of elementary school vacancies at the Capital. We realized that this structure allowed a new organization of the institution and, also, the circulation of other people in the place. The Escolas Anexas became independent in the year of 1973, what marked the end of the time frame for this paper. In the investigation sources of different and kinds and nature were mobilized, like newspaper news researched at the Hemeroteca Publica Luiz de Bessa, the documents of the archive of the Escola Estadual Governador Milton Campos (statute of institution, class diaries, classes schedules, list of teachers, check in book, minutes book and photographs), the archive of CEMEF-UFMG (Bulletin of Physical Education, classes plans of admission exams and documents from the personal archives). Besides, interviews were conducted with individuals who took part on the institution`s history, seven men and one woman, former students and former teachers, which constituted the oral sources. The crossing of sources allowed us to say that the Physical Education at Colégio Estadual was singular. It was marked by two phases: one by the year 1964, which demonstrates a process of structuring and organization of the subject, called by the former students as messed and another, after the year 1963, which matches with the opening of Escolas Anexas of the Colégio Estadual. In this second phase we notice a systematization of the school subject, with schedules, contents and more defined routines. In this situation, one content gained relevance. The sports activities were present during the physical education classes, distributed into seasons and in various students sports championships, with highlighted participation of teams from Colégio Estadual. Its important to notice that this sport that was practiced emphasizing principles of education and socialization of young people, since competitions and physical performance have not been highlighted as the main goal. Therefore, it was possible to perceive that the constitution of Physical Education, was related with the city's sports practices and the teachers formation in the Capital, which provided a unique conformation for that subject in the Colégio Estadual de Minas Gerais.
Subject: Educação  Historia
Educação física História Minas Gerais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EAJCQ
Issue Date: 5-Sep-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.