Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBL7F
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pablo Juan Grecopt_BR
dc.creatorDiego Christian Camargo Rosapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T02:01:59Z-
dc.date.available2019-08-12T02:01:59Z-
dc.date.issued2011-03-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBL7F-
dc.description.abstractFutsal is one of the most popular sports in Brazil and there are not many studies about the development of technical skills and tactics. So, the following research aimed to diagnose deficits in relation to technique and tactics of the young practitioners of the futsal and improve new theoretical frameworks for the enrichment of future studies. This research was based on the study proposal of Universal Sports Initiation (IEU) and games of intelligence in learning sports. The inteution was to describe the income levels of participants in order to adapt new methods of teaching and learning that expand the existing knowledge and acquired over the life course of the students, later to plan an activity program which would be really usefull. Analysis were performed after application of the tests of technical skills and tactics of soccer proposed by MOR and CHRISTIAN (1979), adapted for indoor soccer. Tests were conducted with a group of females aged 12 to 14 years, participants of the Social Program Sports Hope / Second Time, thereby obtaining important data in the implications that challenge and confirm assumptions from previous studies.pt_BR
dc.description.resumoO futsal é um dos esportes mais praticados no Brasil e ainda não possui muitos estudos acerca do desenvolvimento das capacidades técnicas e táticas. Com base nisso, a seguinte pesquisa buscou diagnosticar os déficits em relação à técnica e a tática das jovens praticantes da modalidade futsal e a ampliação de novos referenciais teóricos para enriquecimento de futuros estudos. Essa pesquisa baseou-se na proposta de estudo da Iniciação Esportiva Universal (IEU) e dos jogos de inteligência na aprendizagem esportiva. Procurou-se descrever o nível de rendimento das participantes, a fim de adequar novas metodologias de ensino-aprendizagem que permitem ampliar os conhecimentos prévios e adquiridos ao longo do percurso de vida das alunas, para posteriormente planificar um programa de atividades que atenda a real necessidade das mesmas. Foram realizadas análises após a aplicação dos testes de habilidades técnicas e táticas do futebol proposto por Mor e Christian (1979) adaptadas para o futsal. Os testes foram realizados com um grupo do sexo feminino na faixa etária entre os 12 a 14 anos, participantes do Programa Social Esporte Esperança/ Segundo Tempo, obtendo assim, dados importantes contidos nas implicações que contestam e confirmam hipóteses de estudos anteriores.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem esportivapt_BR
dc.subjectIniciação Esportiva Universalpt_BR
dc.subject.otherFutebol de salão Treinamento técnicopt_BR
dc.subject.otherFutebol para mulherespt_BR
dc.subject.otherEsportes para adolecentespt_BR
dc.subject.otherEsportes femininospt_BR
dc.titleDiagnóstico das habilidades técnicas do futebol adaptadas ao futsal feminino aplicadas em um grupo do programa esporte esperança/ segundo tempopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Preparação Física e Esportiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_diego_christian.pdf682.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.