Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBM8F
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Katia Lucia Moreira Lemospt_BR
dc.contributor.referee1Herbert Ugrinowitschpt_BR
dc.contributor.referee2Rodolfo Novellino Bendapt_BR
dc.creatorAendria Fernanda Castro Martins Roaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T16:30:34Z-
dc.date.available2019-08-12T16:30:34Z-
dc.date.issued2011-03-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBM8F-
dc.description.abstractThe motivation in sports has been a much discussed topic in the environment of sport performance, it is in his presence that many athletes remain at their clubs and teams, training with determination even through daily physical and mental challenges. According Samulski (1988) increasingly is a recurring appearance of motivational problems in athletes and teams, such as fear for failure, metals established, but with zero chance of achieving, in addition to inadequate reinforcement. The purpose of this review is to survey the scientific work on the Motivation in Sport theme and treatment that they do have the role of coach and as an active agent influencing motivation. In this study, a temporal division (1999 to 2009) and a linguistic (discussion only happens with articles in English) bringing views from different sports. The high performance sport, according to McPherson, Curtis & Loy (1989, apud JUNIOR; DESCHAMPS, Korsak, 1999), requires high levels of the athletes' dedication and commitment so that they not only achieve the expected results for that competition, but also personal and collective victories. Given this, the coach should work as leader of the psychological aspects as it should be, by Samulski (1988), a model in motivating your team or athletes, acting with positive behaviors and dynamically. A good relationship between coach and athlete is elementary condition for the development of a motivation and long-term stable during routine training and competitions. The technical and other professionals that may accompany these athletes (sports psychologists, especially) should be responsive and to observe the psychological traits that show falling of motivation to work on them for the psychological balance that training objectives are achieved. It is suggested that more studies be conducted on the subject of motivation in the sport and the influence of the coach's role in this process so that more psychological work to be included within the fortifying periodization of training and preparing athletes to win or lose, valuing fair play within the blocks and fields, avoiding the early withdrawal of the sport, either overtraining or burnout in front of a disorganization of the physical, social and emotional development.pt_BR
dc.description.resumoA motivação no esporte tem sido um tema muito discutido no ambiente do esporte de rendimento, pois é na sua presença que muitos atletas permanecem em seus clubes ou equipes, treinando com determinação, mesmo passando por desafios físicos e mentais diários. Segundo Samulski (1988) cada vez mais é recorrente o aparecimento de problemas motivacionais em atletas/equipes, como: temor pelo fracasso, metais estabelecidas, porém com chances de concretização nulas, além de reforços inadequados. O objetivo dessa revisão bibliográfica é fazer o levantamento de trabalhos científicos sobre o tema Motivação no Esporte e o tratamento que esses trabalhos deram ao papel do técnico enquanto agente ativo e influenciador da motivação. Nesse estudo foi utilizada uma delimitação temporal (de 1999 a 2009) e uma delimitação lingüística (a discussão acontece somente com artigos na língua portuguesa) trazendo pontos de vista oriundos de diversas modalidades esportivas. O esporte de alto rendimento, segundo McPherson, Curtis & Loy (1989, apud JUNIOR; DESCHAMPS; KORSAKAS, 1999), exige dos atletas altos níveis de dedicação e desempenho para que os mesmos alcancem não somente os resultados esperados para aquela competição, como também vitórias pessoais e coletivas. Diante isso, o técnico como líder deverá trabalhar os aspectos psicológicos uma vez que ele deve ser, segundo SAMULSKI (1988), um modelo motivante em sua equipe ou atletas, agindo com condutas positivas e de forma dinâmica. Uma boa relação entre técnico e atleta é condição elementar para o desenvolvimento de uma motivação estável e de longo prazo durante a rotina de treinamento e competições. O técnico e outros profissionais que possam vir a acompanhar esses atletas (psicólogos do esporte, principalmente) deverão estar sensíveis e observar traços psicológicos que indiquem queda de motivação, a fim de trabalhar neles o equilíbrio psicológico para que os objetivos do treinamento sejam atingidos. Sugere-se que mais estudos sejam realizados sobre o tema motivação no esporte e sobre a influência do papel do técnico nesse processo para que cada vez mais o trabalho psicológico seja incluído dentro da periodização do treinamento fortificando e preparando os atletas para vencer ou perder, valorizando o fair play dentro das quadras e campos; evitando o abandono precoce do esporte, seja por overtraining ou burnout, diante de uma desorganização do aspecto físico, social e emocional.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtletaspt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectTécnicopt_BR
dc.subject.otherExercícios físicospt_BR
dc.subject.otherEsportes Aspectos psicologicospt_BR
dc.subject.otherMotivação (Psicologia)pt_BR
dc.subject.otherTreinadores de atletaspt_BR
dc.titleA motivação no esporte: o papel do técnico em estudos sobre a motivação em diversas modalidadespt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Preparação Física e Esportiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_com_p_gina__o.vers_o_final.pdf532.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.