Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFEUX
Type: Tese de Doutorado
Title: A construçaõ de práticas pedagógicas inclusivas em uma escola pública de Belo Horizonte
Authors: Sonia Maria Rodrigues
First Advisor: Julio Emilio Diniz Pereira
First Referee: Rosana Glat
Second Referee: Margareth Diniz
Third Referee: Maria Lucia Castanheira
metadata.dc.contributor.referee4: Ceris Salete Ribas da Silva
metadata.dc.contributor.referee5: Santuza Amorim da Silva
Abstract: Esta tese discute os limites e as possibilidades da construção de práticas pedagógicas inclusivas em uma escola pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, com alunos(as) com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. A prática pedagógica inclusiva é aquela em que o professor ou professora considera a diversidade de seus alunos(as) e tenta atender suas necessidades educacionais flexibilizando as ações voltadas para o acesso à participação social e ao conhecimento. Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa, que pode ser caracterizada como de tipo etnográfico, utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação participante da prática pedagógica de quatro professoras; entrevistas semi-estruturadas com essas quatro professoras, três coordenadoras, a diretora, duas auxiliares de apoio à inclusão e a mãe de um aluno com necessidade educacional especial; análise documental do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar da escola, bem como da proposta política de Educação Inclusiva da rede municipal; e, finalmente aplicou-se um questionário aos docentes da escola no sentido de conhecer aspectos da formação e das percepções do professorado a respeito da política inclusiva. O trabalho divide-se em três eixos principais: no primeiro, apresenta-se o contexto histórico e atual da Educação Especial e da Educação Inclusiva no Brasil e o embasamento legal da política de inclusão. No segundo eixo, discutem-se as mudanças necessárias para a construção de práticas inclusivas nas escolas regulares. O terceiro aborda a política de inclusão escolar do município de Belo Horizonte, caracteriza a escola investigada e apresenta as práticas encontradas no seu cotidiano. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Os dados da pesquisa revelaram que a política de Educação Inclusiva do município, em consonância com a política do governo federal, vem conseguindo avanços no sentido de receber a todos(as) nas escolas e viabilizar o Atendimento Educacional Especializado para dinamizar o acesso ao conhecimento. Os(as) profissionais participantes da pesquisa ainda não reconhecem o apoio efetivo da rede nas práticas cotidianas e a maior queixa relaciona-se à falta de formação para atender as especificidades do alunado com necessidades educacionais especiais. Das quatro professoras selecionadas para a observação da prática pedagógica, uma se destacou por apresentar planejamento aberto e flexível das aulas, organização do processo ensino/aprendizagem com utilização de adequações curriculares, valorização das diferenças e motivação dos alunos para conseguir uma predisposição favorável para aprender. Considerando o contexto atual das escolas públicas no Brasil em que observam-se salas de aula lotadas, pouca valorização dos profissionais da educação e lacunas na formação de professores para a educação inclusiva, é possível apontar que a escola investigada, mesmo diante de um contexto com contradições e necessidade de ajustes, apresenta uma conduta de acolhimento e um processo de construção de práticas pedagógicas de atendimento às necessidades especiais de seus alunos(as).
Abstract: This thesis discusses the limits and possibilities of building inclusive pedagogical practices in a public school of Belo Horizontes Municipal Education System, with students with disabilities and global developmental disorders. The inclusive pedagogical practice is one in which the teacher considers the diversity of their students and tries to meet their educational needs easing actions aimed at social participation and access to knowledge. Through a qualitative approach, the research, which can be characterized as ethnographic, has used as instruments for data collection the participant observation of teaching practice of four teachers; semi-structured interviews with these four teachers, three coordinators, the principal, two assistants to support inclusion and a students mother with special educational needs; documentary analysis of the Pedagogical Political Project and School Rules as well as the proposed policy of Inclusive Education in municipal System, and finally applied a questionnaire to the schools teachers in order to learn about aspects of training and the perceptions of teachers about inclusive policy. This study is divided into three main axes: the first presents the historical and current context for the Special Education and Inclusive Education in Brazil and the legal foundation of the inclusion policy. In second axis, we discuss the changes needed for the construction of inclusive practices in mainstream schools. The third addresses the policy of inclusive education in the city of Belo Horizonte, featuring the investigated school and presents the practices found in everyday life. For data analysis the Bardins content analysis was used. The survey data has revealed that the Inclusive Education Policy of the municipality, direct with Federal Government policy has advanced towards bringing everyone to school and enabling Specialized Educational Service to streamline access to knowledge. professionals who took part in the research still havent recognized the effective support in daily practices from the system and the biggest complaint is the lack of training to meet the specific needs of pupils. From the four teachers selected for the observation of teaching practice, one stood out with open and flexible planning lessons, organizing the teaching / learning process which use curricular adaptations, valuing differences and motivation from students to get favorably predisposed to learn. Considering the current context of public schools in Brazil in which are observed crowded classrooms, low valuation of education professionals and gaps in teacher training for inclusive education, it is possible to point out that the school investigated, even with a context with contradictions and need for adjustments, shows a hosting practice and conducts a process for the creation of pedagogical service that meets the special needs of the students.
Subject: Prática de ensino  
Etnografia
Educação especial
Inclusão social 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFEUX
Issue Date: 26-Sep-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sonia___tese_ufmg_nov._2013__2_.pdf6.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.