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Type: Tese de Doutorado
Title: Letramentos acadêmicos em contexto de expansão do ensino superior no Brasil
Authors: Maria de Lourdes Santos Ferreira
First Advisor: Maria Zelia Versiani Machado
First Co-advisor: Gilcinei Teodoro Carvalho
First Referee: Raquel Salek Fiad
Second Referee: Maria Lucia Castanheira
Third Referee: Ana Maria Rabelo Gomes
metadata.dc.contributor.referee4: Brian Street
metadata.dc.contributor.referee5: Vânia Aparecida Costa
Abstract: Os estudos sobre a escrita acadêmica estão fortemente associados à expansão do ensino superior tanto no Brasil como em outras partes do mundo. A mudança no perfil dos novos acadêmicos evidenciada, em especial, através da sua produção escrita, impõe a discussão sobre novas metodologias de ensino e tem se tornado um fértil campo de pesquisas (LILLIS, 1997, 2006; LILLIS & SCOTT, 2008; IVANIC, 1988; IVANIC & LEA, 2006; LEA & STREET, 1998; STREET, 1984, 2003, 2009; IVANIC & LEA, 2006). No Brasil, ainda são pouco conhecidos os efeitos da expansão para as práticas letradas, principalmente porque se trata de uma realidade experimentada há menos de uma década (MARINHO, 2007, 2010; FIAD, 2011; CORREA, 2011). Considerando esse cenário, esta pesquisa tem como principal objetivo compreender o letramento acadêmico, no contexto de expansão do ensino superior, tomando como lócus de observação uma universidade pública federal, localizada no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil, criada nesse contexto. Para tanto, partindo das concepções de letramento como habilidades, como socialização, e como prática social (LEA & STREET, 1998), mapeia três dimensões constitutivas do fazer acadêmico, buscando aí compreender que concepções de letramento o sustentam. Trata-se de uma pesquisa essencialmente qualitativa que considera como corpus para análise um conjunto de eventos de letramento (HEATH, 1982, 1983; STREET, 2003), e adota como opção teórico-metodológica diferentes abordagens do Letramento Acadêmico, da Análise do Discurso, bem como da Linguística Textual. As análises realizadas conduziram à constatação de que há heterogeneidade no contexto pesquisado em função de múltiplos fatores, como, por exemplo, a expectativa de que a escrita circula em diferentes esferas. Uma outra constatação é a de que as práticas de letramento se constituem e são constituídas na e pela relação dos acadêmicos com a universidade, demarcando na especificidade de cada gênero ali produzido a etapa do percurso e dos objetivos tanto dessa nova universidade quanto desse novo profissional por ela idealizado.
Abstract: Academic writing studies are strongly associated with the expansion of higher education in Brazil and in other parts of the world. Current higher education students profile changes can be especially noticed in academic writing, and demand discussion on the new teaching methodologies becoming a rich field for research (LILLIS, 1997, 2006; LILLIS & SCOTT, 2008; IVANIC, 1988; LEA & IVANIC, 2006; LEA & STREET, 1998; STREET, 1984, 2003, 2009). Effects of the expansion for literacy practices in Brazil are still little known mostly because it is a reality being experienced for less than a decade now (MARINHO, 2007, 2010; FIAD, 2011; CORREA, 2011). Considering this situation, the following research has as main objective understanding academic literacy, in the context of the expansion of higher education. In order to do so, the locus of observation has been a federal public university, situated at Jequitinhonha Valley, in the State of Minas Gerais, in Brazil, created in this context. Thus, having the conceptions of literacy such as skills, socialization and as a social practice (LEA & STREET, 1998) as threshold; this research presents three conceptions maps of the academic work aiming at understanding the concepts of literacy that support them. The research is essentially qualitative and considers as corpus for analysis a set of literacy events (HEATH, 1982, 1983; STREET, 2003), and adopt as a theoretical and methodological approaches the academic literacy, the Discourse Analysis and Textual Linguistics. The analyses led to the conclusion that there is heterogeneity in the context researched due to multiple factors, such as the expectation that the writing is present in different arenas. Another finding is that literacy practices constitute and are constituted in and by the academic relationship with the University, marking the specificity of each gender there produced along the way and the goals that this new university has as a new professional idealised.
Subject: Escrita Aspectos sociais
Ensino superior Brasil
Educação
Letramento
Publicações científicas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFFLF
Issue Date: 9-Sep-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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