Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFLRB
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Os tempos e espaços do gestor escolar em formação na educação a distância
Authors: Aline Gabriele Pereira
First Advisor: Fernando Selmar Rocha Fidalgo
First Referee: Daisy Moreira Cunha
Second Referee: Eucidio Pimenta Arruda
Abstract: É reconhecida a importância da formação continuada para o trabalhador da educação e, através da Educação a Distância (EaD) a realização de tal formação sem necessidade de dispensa do trabalho tornou-se ainda mais viável e comum sem que, no entanto, fossem consideradas as implicações de tal formação no trabalho e na vida desses sujeitos. O Curso de Especialização em Gestão Escolar, integrante do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, instituído pelo Ministério da Educação, é um desses exemplos, ao fornecer aos gestores de escolas públicas de todo o Brasil formação continuada lato sensu a distância, e será o foco desta investigação, que busca analisar os tempos e espaços utilizados por esses gestores escolares na realização da formação. Para tanto a pesquisa foi realizada junto aos alunos egressos do curso oferecido pela UFMG nos anos de 2008 e 2010. Foram analisados os dados obtidos nos questionários de 260 sujeitos e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 15 deles. Os dados resultantes da pesquisa estão distribuídos ao longo de três capítulos, nos quais serão abordados: a configuração do Curso de Especialização em Gestão Escolar e a forma como foi implementado; os fatores que facilitam e/ou dificultam a realização da formação continuada na modalidade EaD; o trabalho do gestor escolar e as particularidades de ser um trabalho majoritariamente feminino; e a relação entre tempo de trabalho e tempo livre. A análise foi realizada de forma a aprofundar a compreensão dos tempos e espaços utilizados por esses gestores na realização da formação, compreendendo-os para além da simples escolha dos sujeitos, como representações do contexto social do qual fazem parte.
Abstract: The importance of continuing education for educational worker is known, and through Distance Education (DE) conducting such formation without the need for time off work became even more "viable" and common without, however, considering the implications of such formation in work and life of these subjects. The Specialization Course in School Management, part of the National Program College of Managers of Basic Education, established by the Ministry of Education, is one such example, providing to managers of public schools throughout Brazil continuing education lato sensu trough distance education, and will be the focus of this research, which seeks to analyze the time and space used by these school managers in conducting this formation. Thereunto the survey was conducted among the students egresses from the course offered by UFMG in 2008 and 2010. We analyzed data obtained from the questionnaires of 260 subjects and semi-structured interviews conducted with 15 of them. The data resulting from the research are spread over three chapters, in which will be treated: the configuration of the Specialization Course in School Management and how it was implemented; the factors that facilitate and/or hinder the achievement of continuing education in distance learning mode; the work of school management and the particularities of being a mostly female work; and the relationship between work time and free time. The analysis was performed in order to deepen the understanding of time and space used by these managers in conducting the formation, understanding them beyond mere choice of the subjects, as representations of the social context to which they belong.
Subject: Educação
Ensino à distância
Professores  Formação  
Escolas  Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFLRB
Issue Date: 20-Aug-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_aline_gabriele_pereira.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.