Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EGGJZ
Type: Monografias de Especialização
Title: Educação permanente para a Equipe de Saúde da Família como estratégia de fortalecimento da promoção da saúde dos pacientes portadores de hipertensão arterial e de seus familiares
Authors: Gabriela Ribeiro de Oliveira
First Advisor: Matilde Meire Miranda Cadete
First Referee: Maria Rizoneide Negreiros de Araujo
Abstract: Os portadores de hipertensão arterial são os usuários que mais demandam serviços de saúde, principalmente pela necessidade de troca de receita para recebimento de medicamentos. Este estudo objetivou elaborar um plano de ação com vistas à capacitação dos membros da Equipe de Saúde da Família 7, para que sejam multiplicadores de conhecimento aos familiares de pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), visando o fortalecimento da promoção da saúde. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica narrativa, com levantamento de artigos na Biblioteca Virtual em Saúde, no SciELO, com os descritores: educação em saúde e enfermagem. Dados dos manuais e Programas do Ministério da Saúde também foram incorporados para maior aprofundamento da temática. A fundamentação teórica foi imprescindível para a elaboração do referido plano de ação. A Educação Permanente é uma contínua busca do conhecimento pelos profissionais, por meio das dificuldades vivenciadas no seu dia a dia no trabalho, tentando, dessa forma, chegar à resolução dos problemas. Tem como matéria prima os conhecimentos e as experiências das pessoas envolvidas, ou seja, é um processo que aborda o cotidiano das pessoas. Para tal, torna-se essencial a escuta, o respeito ao outro bem como educar por meio da metodologia da problematização. Desta maneira, ler todos os artigos e textos para fazer este trabalho possibilitou tecer reflexões acerca da importância de nos capacitarmos, enquanto equipe, para o cuidar efetivo não apenas das pessoas hipertensas, mas também incluir seus familiares nesse processo de tratamento uma vez que são indispensáveis no seu apoio e acompanhamento.
Abstract: The hypertensive are users demand more health services, mainly by the need to exchange revenue for receiving drugs. This study objectified to elaborate a plan of action aimed at training members of the Family Health Team 07, so that are multipliers of knowledge to relatives of patients with systemic arterial hypertension (SAH), aimed at strengthening health promotion. Was used as methodology the bibliographic narrative, with survey articles in the Virtual Health Library, SciELO, with descriptors: health education and nursing. Manuals data and Programs of the Ministry of Health were also incorporated to further deepening of the theme. The theoretical foundation was fundamental to the development of the plan of action.The Permanent Education is a continuous pursuit of knowledge by professionals through the difficulties experienced in their day to day at work, trying, in this way come to resolution of problems. It has as raw material knowledge and experiences of the people involved, that is, it is a process that deals with the daily lives of people. For this, it is essential listening, respect for others as well as educate through the the methodology of problematization. In this way, read all the articles and texts to make this work possible weave reflections about the importance of capacitate us, as a team, to effectively take care not only of hypertensive people, but also include your family in treating process since they are indispensable in its support and follow up.
Subject: Saúde da família
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EGGJZ
Issue Date: 6-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_gabriela_ribeiro_de_oliveira.pdf53.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.