Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHFDR
Type: Monografias de Especialização
Title: Estudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica
Authors: Maria Luiza da Silva Medeiros
First Advisor: Vânia Lúcia de Morais Ribeiro
Abstract: Este estudo visa uma articulação referente aos mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória e as estratégias da terapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica. Neste sentido, busca conhecimentos sobre como a neurociência pode contribuir para a compreensão dos efeitos produzidos pela psicoterapia e sobre as maneiras pelas quais diferentes intervenções psicoterápicas atuam sobre estruturas cerebrais relacionadas com a aprendizagem e memória. A aprendizagem é um processo pelo qual as pessoas podem ter acesso ao conhecimento do mundo, já a memória é a capacidade de armazenamento destas aprendizagens. A fobia específica é um transtorno de causas heterogenias que traz limitações no dia a dia na vida do paciente. A terapia cognitivo-comportamental é um tipo de psicoterapia breve que trabalha com as cognições, sentimentos e comportamentos, proporcionando ao paciente, novas aprendizagens que possibilitam uma melhor qualidade de vida. Foi utilizado um estudo de caso de fobia a fim de demonstrar as correlações do funcionamento do sistema nervoso central e as estratégias da terapia cognitivo-comportamental que possibilitam novas aprendizagens e memórias.
Abstract: This study tries an articulation referring to the neuropsycologic mechanisms of learning and memory and from the strategic behavioral cognitive therapy used to treat specific kinds of phobia. In this case, we look on knowledge about how the neuroscience can contribute to the process of comprehension of the effects produced by the psychotherapy and different methods of psychotherapy intervention over brain structures listed to learning and memory. Learning is a process from which people can have access to a very large different and diverse ways of knowledge. On the other hand, memory is the capacity of retraining of all what has been learned. The specific phobia is a confusion or troubled memory causes which brings several limitations on every day tasks of patients. The behavioral cognitive therapy is a kind of short therapy which works with cognition, feelings and behaviors, offering to patients new knowledge so that they can have a better life condition. It was used a study of a kind of specific phobia in order to demonstrate links of function of central nervous system and the strategic of behavioral cognitive therapy which can make possible new knowledge and memories.
Subject: Terapia cognitivo-comportamental
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHFDR
Issue Date: 11-Feb-2012
Appears in Collections:Especialização em Psicoterapias Cognitivas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_luiza_04_2012.pdf455.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.