Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHFDR
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vânia Lúcia de Morais Ribeiropt_BR
dc.creatorMaria Luiza da Silva Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T16:17:44Z-
dc.date.available2019-08-13T16:17:44Z-
dc.date.issued2012-02-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHFDR-
dc.description.abstractThis study tries an articulation referring to the neuropsycologic mechanisms of learning and memory and from the strategic behavioral cognitive therapy used to treat specific kinds of phobia. In this case, we look on knowledge about how the neuroscience can contribute to the process of comprehension of the effects produced by the psychotherapy and different methods of psychotherapy intervention over brain structures listed to learning and memory. Learning is a process from which people can have access to a very large different and diverse ways of knowledge. On the other hand, memory is the capacity of retraining of all what has been learned. The specific phobia is a confusion or troubled memory causes which brings several limitations on every day tasks of patients. The behavioral cognitive therapy is a kind of short therapy which works with cognition, feelings and behaviors, offering to patients new knowledge so that they can have a better life condition. It was used a study of a kind of specific phobia in order to demonstrate links of function of central nervous system and the strategic of behavioral cognitive therapy which can make possible new knowledge and memories.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo visa uma articulação referente aos mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória e as estratégias da terapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específica. Neste sentido, busca conhecimentos sobre como a neurociência pode contribuir para a compreensão dos efeitos produzidos pela psicoterapia e sobre as maneiras pelas quais diferentes intervenções psicoterápicas atuam sobre estruturas cerebrais relacionadas com a aprendizagem e memória. A aprendizagem é um processo pelo qual as pessoas podem ter acesso ao conhecimento do mundo, já a memória é a capacidade de armazenamento destas aprendizagens. A fobia específica é um transtorno de causas heterogenias que traz limitações no dia a dia na vida do paciente. A terapia cognitivo-comportamental é um tipo de psicoterapia breve que trabalha com as cognições, sentimentos e comportamentos, proporcionando ao paciente, novas aprendizagens que possibilitam uma melhor qualidade de vida. Foi utilizado um estudo de caso de fobia a fim de demonstrar as correlações do funcionamento do sistema nervoso central e as estratégias da terapia cognitivo-comportamental que possibilitam novas aprendizagens e memórias.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectFobia específicapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPsicoterapia cognitiva comportamentalpt_BR
dc.subject.otherTerapia cognitivo-comportamentalpt_BR
dc.titleEstudo sobre os mecanismos neuropsicológicos da aprendizagem e da memória correlacionados às estratégias da psicoterapia cognitivo-comportamental utilizadas no tratamento de um caso de fobia específicapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Psicoterapias Cognitivas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_luiza_04_2012.pdf455.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.