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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHFQ7
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A grupoterapia cognitiva e a prevenção da violência nos casos de transtorno de estresse pós-traumático devido à violência |
Autor(es): | Fernanda Junco Ruas Alves |
Primeiro Orientador: | Vânia Lúcia de Morais |
Primeiro membro da banca : | Rute Maria Velasquez Santos |
Segundo membro da banca: | Cintia Satiko Fuzikawa |
Resumo: | À luz da teoria cognitiva e do seu modelo de psicopatologia, compreende-se o fenômeno da violência como resultado de um processo social e compartilhado contextualmente, no qual a atitude violenta é aprendida por via de padrões cognitivos e comportamentais disfuncionais. Partindo-se do princípio de que o grupo social é o contexto de maior aprendizado humano, a Grupoterapia Cognitiva é apresentada como ferramenta eficaz e eficiente para o tratamento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), assim como instrumento para a interrupção do processo trans/intergeracional da violência. A proposta deste trabalho é a de fazer uma revisão bibliográfica sobre estudos de índices de violência no Brasil e em Minas Gerais, taxas de prevalência de TEPT no país, e relatos teóricos e empíricos sobre suas causas, efeitos, correlações, transmissão e tratamento através da terapia cognitivo-comportamental. |
Abstract: | In the light of cognitive theory and its model of psychopathology, it is understood that the phenomenon of violence is a result of a social process and it's contextually shared - violent attitude is learned by dysfunctional cognitive and behavioral patterns. Based on the principle that the social group is the largest context of human learning, Cognitive Group Therapy is considered an effective and efficient tool for the treatment of Posttraumatic Stress Disorder (PTSD), as well as a tool for interruption process of trans / inter-generational violence. The purpose of this paper is to do a literature review on studies of rates of violence in Brazil and in Minas Gerais, prevalence rates of PTSD in this country, and theoretical and empirical reports about its causes, effects, correlations, transmission and treatment through Cognitive- Behavioral Therapy. |
Assunto: | Terapia cognitivo-comportamental |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHFQ7 |
Data do documento: | 11-Fev-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Psicoterapias Cognitivas |
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