Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHGTY
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Implicações cognitivas do divórcio no desenvolvimento e na saúde mental da criança: uma perspectiva cognitiva comportamental
Autor(es): Tamara Siqueira Passos
Primeiro Orientador: Jose Carlos Cavalheiro da Silveira
Primeiro membro da banca : Rute Maria Velasquez Santos
Resumo: A presente monografia busca compreender as implicações cognitivas relativas ao divórcio parental no desenvolvimento cognitivo e na saúde mental da criança que vivencia esse evento, com a finalidade de contribuir para o enriquecimento desse domínio e auxiliar os terapeutas cognitivocomportamentais na compreensão e no tratamento dos membros envolvidos. Métodos: Realizou-se uma revisão bibliográfica, recorrendo às palavras-chave: divórcio, desenvolvimento cognitivo, saúde mental infantil e terapia cognitivocomportamental, na base de dados do SciELO e em livros da especialidade. Resultados e Discussão: O divórcio em sí não se apresentou como determinante de prejuízos ao desenvolvimento cognitivo e a saúde mental da criança, mas os aspectos relativos ao divórcio como: redução dos recursos financeiros familiar, conflito parental, ausência de um dos pais e a comunicação deficitária entre o casal e a criança se mostraram como fatores que podem ser comprometedores para a criança se não forem bem administrados. Para esse estudo, foram abordados respectivamente quatro temas que são eles: o divórcio, o desenvolvimento cognitivo da criança, a saúde mental infantil e a terapia cognitivo-comportamental. Conclusão: Conclui-se com esse estudo que a terapia cognitivo-comportamental pode ser uma excelente abordagem psicoterápica para o tratamento de famílias que experienciam o divórcio parental, visto que o manejo adequado dos fatores que podem afetar a criança se mostrou decisivo na redução dos danos do evento no desenvolvimento cognitivo e na saúde mental da criança.
Assunto: Terapia cognitivo-comportamental
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHGTY
Data do documento: 10-Fev-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Psicoterapias Cognitivas

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