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dc.contributor.advisor1Rute Maria Velasquez Santospt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigo Nicolatopt_BR
dc.creatorLucinê Costa e Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T01:46:49Z-
dc.date.available2019-08-14T01:46:49Z-
dc.date.issued2012-02-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHHQA-
dc.description.abstractThis study through literature review aimed to broaden the scope of knowledge on the issue of relapse prevention, research and understand the importance of cognitive potential in preventing relapse, hoping to qualify methods of professional practice in the clinical treatment of addiction. To achieve this goal in the first moment he was appointed the national scene for the substance abuse services for treatment. He was outlining the concept of addiction and its diagnostic guidelines classified by the World Health Based on Cognitive Theory and Cognitive Psychology, presents the cognitive model of addictive behaviors and the implications in cognition deficit caused by the continued use of substances. Raises questions regarding the maintenance of abstinence from addictive behavior, and presents the approach to relapse prevention developed by the authors Marlatt & Gordon (1993) and Marlatt & Donovan (2009). The potential cognitive self-efficacy, decision making, problem solving, dissonance / consonance cognitive and social skills were ending with the detailed understanding of the cognitive potential shown positive influence in the process of relapse prevention. It was observed that the cognitions have an important role in the process of addiction, whether as protective factors for the development of the disorder or for the avoidance of relapses after the installation of the disorder. Potential cognitive highlighted here were some of the set of cognitions available to individuals to deal with the difficulties of everyday life, many of them inherent in the human.pt_BR
dc.description.resumoEste Estudo através de revisão bibliográfica teve como objetivo ampliar o campo de conhecimento sobre o tema prevenção de recaída, pesquisar e compreender a importância dos potenciais cognitivos na prevenção de recaída esperando qualificar métodos de atuação profissional na prática clínica do tratamento da dependência química. Para atingir este objetivo em primeiro momento foi apontado o cenário nacional referente ao uso de substâncias psicoativas voltado para o tratamento. Foi delimitando o conceito de dependência química e suas diretrizes diagnósticas classificadas pela Organização Mundial da Saúde. Com base na Teoria Cognitiva e Psicologia Cognitiva, apresenta o modelo cognitivo dos comportamentos aditivos e as implicações deficitárias nas cognições causadas pelo uso continuado destas substâncias. Levanta questionamentos quanto à manutenção da abstinência do uso de substâncias e a mudança do comportamento aditivo e apresenta a abordagem de prevenção da recaída elaborada pelos autores Marlatt & Gordon (1993) e Marlatt & Donovan (2009). Os potencias cognitivos tais como a autoeficácia, a tomada de decisão, a solução de problemas, a dissonância e a consonância cognitiva e as habilidades sociais foram detalhados, finalizando com a compreensão de que os potenciais cognitivos apresentados exercem influência positiva no processo de prevenção da recaída. Foi observado que as cognições tem papel relevante em todo o processo da dependência química, quer seja como fatores protetores para o desenvolvimento do transtorno ou para a evitação de recaídas após a instalação do transtorno. Os potenciais cognitivos aqui ressaltados foram alguns, do conjunto de cognições disponíveis aos indivíduos para lidar com as dificuldades cotidianas da vida, muitas delas inerentes ao ser humano.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecaídapt_BR
dc.subjectDependência químicapt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subject.otherTerapia cognitivo-comportamentalpt_BR
dc.titlePrevenção de recaída no contexto da dependência química: um estudo dos potenciais cognitivos aplicadospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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