Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKHUM
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Trabalhar com o lúdico na proposta étnico-racial desde a educação infantil |
Authors: | Cristiane Fiuza de Morais |
First Advisor: | Micheli Virginia de Andrade Feital |
Abstract: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar projetos sobre cultura africana e afrobrasileira desenvolvidos na educação infantil no CEMEI Mira Pereira. Procura investigar também como estes projetos contribuem para o combate ao racismo nas escolas. Estes projetos acessibilizam às crianças atendidas pelo CEMEI Miram Pereira à oportunidade lúdica e pedagógica, de caráter ímpar, de viver e conviver com a cultura afro-brasileira dentro do ambiente escolar. O trabalho possibilitou a internalização, por parte dos alunos e da comunidade escolar da instituição, a importância dessa cultura para a construção de uma democracia racial através de ações afirmativas. Com suas produções artísticas, as crianças re-significam a simbologia dessa cultura, que está arraigada em nosso cotidiano. Parte-se do pressuposto de que trabalhar as questões étnico-raciais com crianças pequenas, entre 4 e 5 anos, contribui efetivamente para a construção de uma sociedade mais justa, menos racista, onde a cor da pele passa a ser apenas uma característica e não motivo para a marginalização do sujeito, negando-o como pessoa e lhe negando os seus direitos de cidadão conquistado ao longo de séculos de muita luta. |
Subject: | Educação Escolas Organização e administração Relações etnicas |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKHUM |
Issue Date: | 8-Jul-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_cristiane_fiuza_de_morais.pdf | 815.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.