Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKHUM
Type: Monografias de Especialização
Title: Trabalhar com o lúdico na proposta étnico-racial desde a educação infantil
Authors: Cristiane Fiuza de Morais
First Advisor: Micheli Virginia de Andrade Feital
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo investigar projetos sobre cultura africana e afrobrasileira desenvolvidos na educação infantil no CEMEI Mira Pereira. Procura investigar também como estes projetos contribuem para o combate ao racismo nas escolas. Estes projetos acessibilizam às crianças atendidas pelo CEMEI Miram Pereira à oportunidade lúdica e pedagógica, de caráter ímpar, de viver e conviver com a cultura afro-brasileira dentro do ambiente escolar. O trabalho possibilitou a internalização, por parte dos alunos e da comunidade escolar da instituição, a importância dessa cultura para a construção de uma democracia racial através de ações afirmativas. Com suas produções artísticas, as crianças re-significam a simbologia dessa cultura, que está arraigada em nosso cotidiano. Parte-se do pressuposto de que trabalhar as questões étnico-raciais com crianças pequenas, entre 4 e 5 anos, contribui efetivamente para a construção de uma sociedade mais justa, menos racista, onde a cor da pele passa a ser apenas uma característica e não motivo para a marginalização do sujeito, negando-o como pessoa e lhe negando os seus direitos de cidadão conquistado ao longo de séculos de muita luta.
Subject: Educação
Escolas  Organização e administração
Relações etnicas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKHUM
Issue Date: 8-Jul-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_cristiane_fiuza_de_morais.pdf815.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.