Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJB8
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Beatriz Lopes Falcãopt_BR
dc.contributor.referee1Hormindo Pereira de Souza Juniorpt_BR
dc.creatorElaine Negromonte Rodrigues Nogueirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T19:32:38Z-
dc.date.available2019-08-10T19:32:38Z-
dc.date.issued2011-01-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJB8-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é discutir os conhecimentos sobre a Educação Inclusiva, buscando executar com eficiência e eficácia o que está citado no Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Geralda Paz: Educação um direito de todos. O estudo dá ênfase a garantir esse direito para os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Apresenta uma discussão sobre as políticas públicas e seus reflexos no município de Santa Luzia/MG, currículo, práticas pedagógicas e atendimento especializado. O ponto de partida é baseado na Política Nacional da Educação Especial, desde a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB) lei n. 9394/96 e a Resolução CNE/CEB n. 2 de 11 de setembro de 2001. O estudo sobre currículo propõe uma reflexão centrada no respeito à diversidade, sem impedir que os alunos com NEE tenham acesso a um currículo para seu desenvolvimento pleno. Promove uma reflexão sobre as velhas práticas de segregação, traçando um histórico da entrada destes alunos nas escolas públicas da rede municipal de Santa Luzia. Ao final, sinalizo a importância de uma contínua formação dos professores e do trabalho coletivo para um atendimento de qualidade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTrabalho coletivopt_BR
dc.subjectAtendimento especializadopt_BR
dc.subjectAluno com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas  Organização e Administraçãopt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.titleInclusão escolar: uma questão de políticas públicas, práticas pedagógicas e atendimento especializadopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_elaine_negromonte_rodrigues_nogueira.pdf285.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.