Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJVD
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fernanda Araujo Coutinho Campospt_BR
dc.contributor.referee1Hormindo Pereira de Souza Juniorpt_BR
dc.creatorIrani Roberta Tiagopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T15:30:12Z-
dc.date.available2019-08-12T15:30:12Z-
dc.date.issued2011-01-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJVD-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a importância do processo de construção do Projeto Político Pedagógico no âmbito da coletividade e sua implantação nas instituições escolares na perspectiva de uma gestão democrática e participativa. Por ser um instrumento de intervenção e organização do planejamento da instituição, a construção do Projeto Político Pedagógico precisa ser num clima de democracia e coletividade e a participação da comunidade escolar e local é condição para que se possam minimizar os descasos que ainda atingem a educação. Esta participação é um passo importante para que as prioridades sejam elencadas e a partir daí, o foco de atuação da escola seja direcionado ao sucesso do ensino-aprendizagem. Dentro desta ótica, o Projeto Político Pedagógico busca analisar os valores morais e éticos, a pluralidade cultural e a diversidade étnica para que a sua elaboração não se torne mais um documento, alvo de tantas críticas nas instituições por parte de professores e gestores. Uma vez que sua construção seja compartilhada com a comunidade escolar, o mesmo exige o envolvimento de todos nas tomadas de decisões, sejam elas para pequenas ou grandes mudanças. Todo Projeto Político Pedagógico precisa ser construído de acordo com a realidade de cada instituição, pois este deve orientar toda a ação educativa. Desta forma o presente trabalho procura apresentar os percursos a serem percorridos na construção do PPP da Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto e os desafios a serem superados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectColetividadept_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEscolas  Organização e administraçãopt_BR
dc.titleProjeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Brittopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_irani_roberta_tiago.pdf498.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.