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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJVD
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Fernanda Araujo Coutinho Campos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hormindo Pereira de Souza Junior | pt_BR |
dc.creator | Irani Roberta Tiago | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T15:30:12Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T15:30:12Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-27 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJVD | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta a importância do processo de construção do Projeto Político Pedagógico no âmbito da coletividade e sua implantação nas instituições escolares na perspectiva de uma gestão democrática e participativa. Por ser um instrumento de intervenção e organização do planejamento da instituição, a construção do Projeto Político Pedagógico precisa ser num clima de democracia e coletividade e a participação da comunidade escolar e local é condição para que se possam minimizar os descasos que ainda atingem a educação. Esta participação é um passo importante para que as prioridades sejam elencadas e a partir daí, o foco de atuação da escola seja direcionado ao sucesso do ensino-aprendizagem. Dentro desta ótica, o Projeto Político Pedagógico busca analisar os valores morais e éticos, a pluralidade cultural e a diversidade étnica para que a sua elaboração não se torne mais um documento, alvo de tantas críticas nas instituições por parte de professores e gestores. Uma vez que sua construção seja compartilhada com a comunidade escolar, o mesmo exige o envolvimento de todos nas tomadas de decisões, sejam elas para pequenas ou grandes mudanças. Todo Projeto Político Pedagógico precisa ser construído de acordo com a realidade de cada instituição, pois este deve orientar toda a ação educativa. Desta forma o presente trabalho procura apresentar os percursos a serem percorridos na construção do PPP da Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto e os desafios a serem superados. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Coletividade | pt_BR |
dc.subject | Democratização | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | Projeto político pedagógico: desafios da construção coletiva na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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