Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBH4M
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marly Olívia Ribeiro e Silva | pt_BR |
dc.creator | Alessandra de Souza Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T13:39:06Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T13:39:06Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-28 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBH4M | - |
dc.description.resumo | Este estudo tem como ponto de partida o Projeto Político Pedagógico, elaborado no âmbito de uma atuação mais ampla dos educadores e comunidade escolar do Centro de Educação Infantil Conceição Maria de Almeida, localizado em Formiga/MG. A partir da reflexão sobre o referido documento e diante da necessidade de priorizar um de seus componentes para análise pormenorizada, opta-se pelas relações de trabalho, por entender que em uma instituição de ensino, a interação entre as pessoas representa a mola propulsora do trabalho educativo e está diretamente relacionada à gestão e ao processo de ensino e aprendizagem. Fundamentado em pesquisa bibliográfica, sobretudo na idéia de pesquisadores que defendem uma educação comprometida não com o individualismo, mas com a construção da individualidade. objetivo primordial é refletir sobre a postura do gestor frente às interações que ocorrem no interior da escola, essencialmente entre professores e alunos e as implicações destas no processo ensino-aprendizagem, razão da existência da escola. Através desta pesquisa, percebe-se que as relações que se dão no interior da escola interferem na qualidade dos trabalhos propostos, essencialmente, nos resultados do processo ensino-aprendizagem. Cabe então ao gestor, dentre outras tarefas, a responsabilidade de prevenir, mediar e sugerir estratégias para resolver os conflitos que eventualmente surgem entre os atores do cenário educacional. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Pessoas | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Gestor | pt_BR |
dc.subject.other | Diretores escolares | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Administração de pessoal | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e Administração | pt_BR |
dc.title | A importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolares | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_alessandra_de_souza_ferreira.pdf | 319.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.