Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBH4M
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marly Olívia Ribeiro e Silvapt_BR
dc.creatorAlessandra de Souza Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T13:39:06Z-
dc.date.available2019-08-14T13:39:06Z-
dc.date.issued2011-01-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBH4M-
dc.description.resumoEste estudo tem como ponto de partida o Projeto Político Pedagógico, elaborado no âmbito de uma atuação mais ampla dos educadores e comunidade escolar do Centro de Educação Infantil Conceição Maria de Almeida, localizado em Formiga/MG. A partir da reflexão sobre o referido documento e diante da necessidade de priorizar um de seus componentes para análise pormenorizada, opta-se pelas relações de trabalho, por entender que em uma instituição de ensino, a interação entre as pessoas representa a mola propulsora do trabalho educativo e está diretamente relacionada à gestão e ao processo de ensino e aprendizagem. Fundamentado em pesquisa bibliográfica, sobretudo na idéia de pesquisadores que defendem uma educação comprometida não com o individualismo, mas com a construção da individualidade. objetivo primordial é refletir sobre a postura do gestor frente às interações que ocorrem no interior da escola, essencialmente entre professores e alunos e as implicações destas no processo ensino-aprendizagem, razão da existência da escola. Através desta pesquisa, percebe-se que as relações que se dão no interior da escola interferem na qualidade dos trabalhos propostos, essencialmente, nos resultados do processo ensino-aprendizagem. Cabe então ao gestor, dentre outras tarefas, a responsabilidade de prevenir, mediar e sugerir estratégias para resolver os conflitos que eventualmente surgem entre os atores do cenário educacional.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectPessoaspt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectGestorpt_BR
dc.subject.otherDiretores escolarespt_BR
dc.subject.otherEscolas Administração de pessoalpt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e Administraçãopt_BR
dc.titleA importância do gestor para o sucesso das relações intra-escolarespt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_alessandra_de_souza_ferreira.pdf319.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.