Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCGM7
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marly Olívia Ribeiro e Silva | pt_BR |
dc.creator | Ilma Vitor Martins Cabral | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T18:02:02Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T18:02:02Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-29 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCGM7 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho relata a importância da atuação da comunidade no âmbito da Escola Municipal Alice Cândida dos Santos Nova Serrana/MG e tem como objetivo refletir sobre a importância da gestão na busca por uma escola de melhor qualidade, de uma escola democrática e inclusiva que supera o autoritarismo, a hierarquia e a centralização de poder. Formata-se a partir da consideração de que um ambiente institucional escolar é formado na realidade por vários atores, todos em sintonia para o alcance dos objetivos educacionais. Esta análise destaca também alguns elementos fundamentais da democratização: a elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico, elemento norteador deste trabalho, a escolha de diretores e a efetivação dos Conselhos Escolares. O desenvolvimento desta escola situada à Rua Geraldo Pinto do Amaral s/n Bairro Romeu Duarte, cidade de Nova Serrana, se dá, efetivamente, com a participação ativa e efetiva dos profissionais, sujeitos que se fazem presentes e atuantes, tendo por base uma gestão democrática e participativa. Com base na análise e também na pesquisa bibliográfica realizada, essa gestão produz visões compartilhadas e valoriza os segmentos internos e externos da comunidade escolar, superando assim toda forma de autoritarismo, ainda que busque uma maior participação da comunidade nos processos de decisão e de deliberação. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Democratização | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e Administração | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática: superação do carater centralizador | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_ilma_vitor_martins_cabral.pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.