Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCGM7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marly Olívia Ribeiro e Silvapt_BR
dc.creatorIlma Vitor Martins Cabralpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T18:02:02Z-
dc.date.available2019-08-14T18:02:02Z-
dc.date.issued2011-01-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCGM7-
dc.description.resumoEste trabalho relata a importância da atuação da comunidade no âmbito da Escola Municipal Alice Cândida dos Santos Nova Serrana/MG e tem como objetivo refletir sobre a importância da gestão na busca por uma escola de melhor qualidade, de uma escola democrática e inclusiva que supera o autoritarismo, a hierarquia e a centralização de poder. Formata-se a partir da consideração de que um ambiente institucional escolar é formado na realidade por vários atores, todos em sintonia para o alcance dos objetivos educacionais. Esta análise destaca também alguns elementos fundamentais da democratização: a elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico, elemento norteador deste trabalho, a escolha de diretores e a efetivação dos Conselhos Escolares. O desenvolvimento desta escola situada à Rua Geraldo Pinto do Amaral s/n Bairro Romeu Duarte, cidade de Nova Serrana, se dá, efetivamente, com a participação ativa e efetiva dos profissionais, sujeitos que se fazem presentes e atuantes, tendo por base uma gestão democrática e participativa. Com base na análise e também na pesquisa bibliográfica realizada, essa gestão produz visões compartilhadas e valoriza os segmentos internos e externos da comunidade escolar, superando assim toda forma de autoritarismo, ainda que busque uma maior participação da comunidade nos processos de decisão e de deliberação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítico Pedagógicopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subject.otherGestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e Administraçãopt_BR
dc.titleGestão democrática: superação do carater centralizadorpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ilma_vitor_martins_cabral.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.