Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDFH3
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marly Olívia Ribeiro e Silvapt_BR
dc.creatorMaria Leticia Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T13:38:01Z-
dc.date.available2019-08-13T13:38:01Z-
dc.date.issued2011-01-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDFH3-
dc.description.resumoProcura-se, nesta análise, estabelecer uma reflexão acerca do processo de construção do Projeto Político Pedagógico de uma escola da rede pública municipal de Nova Serrana/MG e os desafios da gestão democrática e participativa. Sabe-se que toda Escola precisa planejar e organizar a sua prática pedagógica e situar-se politicamente, no sentido de favorecer a construção da gestão democrática com a participação da comunidade escolar. Esta forma de gestão propicia a melhoria da qualidade da educação e favorece não só as atividades administrativas, mas também as pedagógicas, influenciando positivamente na aprendizagem, no trabalho do gestor e consequentemente, na melhoria da instituição, que tem como função primordial a formação humana. Uma formação que leva o cidadão a participar de forma consciente da vida em sociedade, a perceber o significado real de educação e valorizar a participação de toda comunidade escolar na aplicação dos recursos, nas melhorias referentes à aprendizagem, nas decisões enfim, nos rumos da escola. Esta análise é fundamentada, sobretudo, nas ideias de pesquisadores que acreditam que conceitos como democratização, descentralização, qualidade e participação devem ser debatidos no interior das escolas. Mas a pesquisa mostra também que essa gestão democrática e participativa, configura-se ainda como um grande desafio. O principal deles consiste em conscientizar a comunidade da importância da sua participação na busca de soluções para os problemas relativos à vida escolar e de seu papel como agentes de construção e reconstrução de seu próprio conhecimento e de sua autonomia.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectParticipativapt_BR
dc.subjectDesafiopt_BR
dc.subject.otherGestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e Administraçãopt_BR
dc.titlegestão democrática e participativa: um desafiopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_maria_leticia_pereira.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.