Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDFUA
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A construção coletiva do Projeto Politico-Pedagogico da Escola Municipal Maria de Jesus Torres
Autor(es): Marluce Caldeira Rocha
Primeiro Orientador: Fabiana Sabará Dias
Primeiro membro da banca : Hormindo Pereira de Souza Junior
Resumo: Este trabalho procurou demonstrar as dificuldades encontradas para a realização do trabalho coletivo na Escola Municipal Maria de Jesus Torres. Ficou evidente a cultura do individualismo, vários entraves foram encontrados visto que o corpo docente e equipe pedagógica não se relacionavam de maneira satisfatória. Analisando os conceitos, a estruturação e importância do projeto político-pedagógico conjuntamente à gestão escolar, compreende-se a sua extrema relevância e o quanto a efetiva participação da comunidade escolar interna e externa influência em sua construção e em seus fins. É fundamental que toda a comunidade envolvida na elaboração do PPP seja mobilizada para que essa ação se concretize. Como foi apresentado neste trabalho, é preciso que todos tenham a oportunidade de conhecer o conceito e a importância do PPP para a efetivação da qualidade do ensino, e que este seja um documento aberto para as mudanças que se fizerem necessárias.
Assunto: Planejamento educacional
Gestão democrática
Escolas Organização e Administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDFUA
Data do documento: 28-Jan-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marluce_caldeira_rocha.pdf130.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.