Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDG9Y
Type: Monografias de Especialização
Title: Indisciplina: entrave na gestão pedagógica - o caso da Escola Municipal Paulo Freire
Authors: Miralda Ramos de Oliveira e Silva
First Advisor: Fernanda Araujo Coutinho Campos
First Referee: Hormindo Pereira de Souza Junior
Abstract: A indisciplina é um dos principais problemas da escola hoje e um dos maiores problemas com que se confrontam os professores e equipes diretivas. Este trabalho procura refletir sobre os fatores geradores da indisciplina, e sobre as atitudes necessárias para prevenir e lidar com situações relativas à mesma, como forma de minimizar os prejuízos advindos desta situação na prática da gestão pedagógica e no processo ensino-aprendizagem. Assim, enfatiza-se a importância da gestão democrática como forma de enfrentamento do problema, oferecendo à comunidade escolar a oportunidade de participação e envolvimento procurando medidas alternativas de prevenção e solução do problema, a partir da análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Paulo Freire de Ipatinga-MG.
Subject: Gestão democrática
Professores e alunos
Escolas Organização e Administração
Disciplina escolar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDG9Y
Issue Date: 27-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_miralda_ramos_de_oliveira.pdf255.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.