Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDG9Y
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Indisciplina: entrave na gestão pedagógica - o caso da Escola Municipal Paulo Freire |
Authors: | Miralda Ramos de Oliveira e Silva |
First Advisor: | Fernanda Araujo Coutinho Campos |
First Referee: | Hormindo Pereira de Souza Junior |
Abstract: | A indisciplina é um dos principais problemas da escola hoje e um dos maiores problemas com que se confrontam os professores e equipes diretivas. Este trabalho procura refletir sobre os fatores geradores da indisciplina, e sobre as atitudes necessárias para prevenir e lidar com situações relativas à mesma, como forma de minimizar os prejuízos advindos desta situação na prática da gestão pedagógica e no processo ensino-aprendizagem. Assim, enfatiza-se a importância da gestão democrática como forma de enfrentamento do problema, oferecendo à comunidade escolar a oportunidade de participação e envolvimento procurando medidas alternativas de prevenção e solução do problema, a partir da análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Paulo Freire de Ipatinga-MG. |
Subject: | Gestão democrática Professores e alunos Escolas Organização e Administração Disciplina escolar |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDG9Y |
Issue Date: | 27-Jan-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_miralda_ramos_de_oliveira.pdf | 255.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.